Leilão de energia terá 371 projetos, sendo 338 eólicos

Geração de energia alternativa e renovável atrai 270 empreendimentos movidos pela força dos ventos em três estados do Nordeste

A habilitação de 371 projetos para o leilão agendado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a semana o dia 21 de agosto, na próxima semana, foi anunciada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) na tarde de segunda-feira (10).

Os projetos aptos a concorrer no leilão somam uma capacidade instalada de 9.594 megawatts (MW), sendo 86,8% dessa carga de origem na geração eólica (extraída da força dos ventos).

Os estados da região Nordeste registram o maior número de projetos eólicos selecionados (270), pelas condições geográficas e climáticas propícias a formação de ventos. Bahia e Rio Grande do Norte tem 106 empreendimentos cada um, seguidos do Ceará, com 58.

Das usinas térmicas a gás, duas se localizam também na Bahia e uma no Maranhão.  São Paulo concentra sete térmicas a biomassa, enquanto Santa Catarina detém o maior número de pequenas centrais hidrelétricas (6), seguido de Minas Gerais, com cinco.

O objetivo da licitação é ampliar a participação das fontes alternativas e renováveis na matriz energética do país. Do total dos selecionados, 338 projetos (ou 91% dos concorrentes), com capacidade de gerar 8.328 MW, são de geração eólica.

Outros 17 (ou 184 MW de capacidade) se baseiam em pequenas centrais hidrelétricas (movidas pela água), enquanto 16 são de geração termelétrica, sendo 13 de biomassa (bagaço de cana de açúcar), com 612 MW de capacidade, e três de gás natural (com 417 MW), produzido pela Petrobras.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast