dep.leodebrito@camara.leg.br
(62) 3215-5619

Leonardo Cunha de Brito, conhecido como Léo do PT, nasceu em Rio Branco (AC). É filho de Lucinda Cunha e Tácio de Brito, casado com Jucyane Pontes, advogada e professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), e pai de Sofia Brito.

É advogado e professor universitário, graduado pela UFAC, pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Relações Internacionais pela UFSC.

Militante do PT desde a adolescência e filiado desde 1997, participou como estudante secundarista do “Movimento dos Caras Pintadas”, no Fora Collor. Na Universidade, foi fundador do Centro Acadêmico de Direito da UFAC, em 1999, e Coordenador Geral por duas gestões.

Também foi membro da diretoria do DCE/UFAC. Também teve atuação no movimento ambientalista, sendo sócio-fundador da ONG Associação Vertente, que trabalha a temática dos recursos hídricos.

Militante e ativista político, Léo participou de vários encontros internacionais, como o Fórum Social Mundial, defendendo grandes causas da sociedade. Em 2003, no segundo mandato do governador Jorge Viana (PT), assumiu, com apenas 23 anos, o cargo de Secretário Extraordinário de Juventude do Acre, na qual implementou programas importantes, sobretudo para a formação da juventude.

Nesse período, fundou e foi eleito presidente do Conselho Estadual da Juventude e vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Políticas Públicas de Juventude. Foi assessor do governador Tião Viana. Presidiu por dois mandatos o Diretório Estadual do PT no Acre, até dezembro de 2013.

Em 2014 foi eleito deputado federal, obtendo 20.876 votos.