Brasil é um dos países mais transparentes do mundo, diz Levy

O ministro da Fazenda destacou que os criminosos são punidos e os gestores públicos, pessoalmente responsabilizados por irregularidades

(Wilson Dias/Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse, nesta segunda-feira (20), durante participação em evento da agência “Bloomberg”, em Nova York, que o Brasil é um dos países mais transparentes do mundo.

“Aqueles que têm entendimento mais profundo sabem que o Brasil é um dos países mais transparentes do mundo”, declarou.

Levy destacou que os criminosos são punidos e os gestores públicos, pessoalmente responsabilizados por erros e irregularidades.

“Um país onde tudo é discutido, onde o governo é responsabilizado por tudo o que faz, onde há eleições regulares e onde as pessoas que cometem transgressões vão para a cadeia”, completou.

Questionado sobre o futuro da Petrobras e como os casos de corrupção poderiam afetar a estatal, Levy disse que está confiante nas mudança na administração da companhia.

“A governança continuará a ser melhorada, assim como a expectativa de ter um novo Conselho que será formado por pessoas do setor privado e que podem dedicar muito mais tempo para supervisionar a companhia do que figuras públicas”, explicou.

O ministro da Fazenda disse ainda que a divulgação do novo balanço auditado, prevista para esta semana, vai “acabar com as preocupações” dos investidores e significa mais um passo na reconstrução da empresa.

“Marca um novo passo na resconstrução da Petrobras. A principal questão é que isso vai acabar com essas preocupações”, afirmou.

Ajustes – Levy voltou a explicar para investidores do mercado internacional os ajustes fiscais e cortes de despesas defendido pelo governo.

“O governo deu alguns passos ousados, como na questão dos benefícios de desemprego. Tentamos resolver distorções ali, reduzir a rotatividade. Não é uma questão apenas de arrecadação, mas de melhoria do mercado de trabalho”, disse.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast