Lewandowski é eleito novo presidente do STF

Cármen Lúcia é a nova vice-presidente da Corte

O ministro Ricardo Lewandowski foi eleito novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) no início da tarde desta quarta-feira (13). A ministra Cármen Lúcia é a nova vice-presidente da Corte. Lewandowski assume o cargo deixado por Joaquim Barbosa, que se aposentou no mês passado. A posse deve ser marcada nos próximos dias.

Com nove votos a um, por meio de votação secreta em cédulas de papel, os pares elegeram Lewandowski, que comandará o STF até 2016. Mesmo se tratando de uma eleição, a sucessão do presidente obedece o critério de antiguidade entre os postulantes. Assim, o ministro mais antigo, que ainda não presidiu a Corte assume o posto.

“Comprometo-me desde logo a honrar as tradições mais do que seculares do Supremo Tribunal Federal e também cumprir e fazer respeitar a consagrada liturgia desta Casa de Justiça”, declarou Lewandowski.

Aos 66 anos, Ricardo Lewandowski está há oito anos no STF. Indicado pelo ex-presidente Lula, o ministro é formado em Ciências Políticas e Sociais e em Direito. Leciona Direito há 36 anos na USP.

Foi também ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2009, que presidiu em 2010.

 

Por Flávia Umpierre,da Agência PT de Notícias

PT Cast