Líder espanhol vê em Lula experiência contra crise

Ex-presidente Lula e Pedro Sánchez trocaram experiências sobre políticas econômicas inclusivas e programas sociais, saídas consideradas para enfrentar a crise econômica na Espanha

Em visita ao Brasil, na sexta-feira (27), o secretário-geral do Partido Socialista Obrero Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, elogiou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse considera-lo uma “referência da boa política” global.

O petista recebeu o dirigente espanhol em São Paulo para discutir as relações sociais e econômicas entre Brasil e Espanha. Segundo Sánchez, o encontro serviu também para transmitir “o sentimento de proximidade do povo espanhol com o povo brasileiro”.

“Lula tirou o Brasil de uma situação de crise econômica e deu oportunidades às pessoas que não as tinham tido até então. Apostou na construção de uma classe média forte no Brasil por meio de um progresso inclusivo, uma economia justa”, comentou Sánchez.

O socialista disse querer o mesmo para a Espanha, reduzir as desigualdades sociais e apostar em uma economia inclusiva e justa, com criação de empregos. Entre 2003 e 2010, durante os dois Governos de Lula, o Brasil cresceu uma média de 4% ao ano apesar das crises da Europa e dos EUA.

A conversa também tratou da crise e do desemprego na Europa. “Conversamos sobre a crise econômica que temos de resolver e sobre a necessidade de termos politicas de investimento público que efetivamente criem emprego”, compartilhou o espanhol.

Pedro Sánchez disse ainda ter especial interesse em “estreitar os laços com os partidos irmãos na América Latina” e defendeu relações “mais próximas possíveis” da Espanha com o governo brasileiro.

O Brasil é o segundo destino de investimentos da Espanha no exterior, depois do Reino Unido, com mais de R$ 242,5 bilhões. Por outro lado, a Espanha é o terceiro investidor direto no Brasil, atrás dos Países Baixos e dos EUA.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do jornal “El País”.

PT Cast