Líder político que levou o mundo a respeitar o Brasil, diz Sibá sobre Lula

Ex-presidente completou 70 anos na terça-feira (27). Conquistas e avanços foram comemorados por petistas

A trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que completou 70 anos na terça-feira (27), foi comemorada pelo líder do PT na Câmara , Sibá Machado (AC).

“É um dos maiores líderes da história do Brasil e, à frente da Presidência, conduziu um processo de superação das desigualdades sociais que é hoje replicado por vários países e é elogiado por dirigentes e instituições de todo o mundo”, disse Sibá. Ele destacou também o papel da Lula na construção do novo sindicalismo brasileiro, na criação da CUT e na fundação do Partido dos Trabalhadores.

Nos dois mandatos de Lula (2003-2010), conforme lembrou Sibá, o Brasil avançou, ao romper com o modelo elitista e neoliberal do PSDB, cujo foco era apenas o grande capital e os interesses estrangeiros. Lula criou programas sociais e de transferência de renda, como o Bolsa Família, propiciando a diminuição da pobreza . Abriu caminho para o Brasil sair do Mapa da Fome, da ONU, já no governo Dilma.

“Foi com Lula que houve a ascensão social de mais de 30 milhões de brasileiros, a descoberta do pré-sal e a geração de 14 milhões de novos empregos, quase dez vezes mais do que foi criado em todos os oito anos do governo do PSDB”, disse o líder. “Com Lula, adotamos uma política externa altiva e soberana, o Brasil assumiu um outro papel no cenário mundial”.

Na análise de Sibá, a data do aniversário de Lula é o momento para também rechaçar os ataques que ele vem sofrendo dia e noite, da oposição e de setores da mídia que são auxiliados por agentes do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal com denúncias sem fundamento, baseadas no preconceito político e ideológico. “Os setores reacionários não se conformam com o fato de Lula liderar pesquisas para as eleições de 2018 e tampouco por ser o artífice de um projeto que baseia-se na igualdade de oportunidades para todos os brasileiros, sem elitismos e privilégios”.

É também o momento para comparar o projeto do PT — iniciado por Lula e seguido por Dilma— com o do PSDB/FHC, comentou o líder petista. Citou como exemplo as medidas de combate à crise econômica e financeira internacional—a maior da história contemporânea do capitalismo desde a grande depressão de 1929 — que abalou o mundo a partir do final de 2008. “Se fosse no período do PSDB, o Brasil teria entrado na UTI, pois dependia de favores do FMI’’, comentou Sibá.

Ele frisou que o Brasil de Lula, com uma política econômica anticíclica, firmeza e em defesa do interesse nacional, conseguiu superar a turbulência, enquanto o tucano FHC, diante das crises periféricas, de menor impacto, foi obrigado a recorrer ao FMI para pedir empréstimos, seguindo o receituário: neoliberal, com aumento das taxas de juros e arrocho salarial.

O líder mostrou que durante os oitos anos do governo Lula houve aumento real de 74% do salário mínimo, criou-se o Bolsa Família, que beneficiou mais de 12,6 milhões de famílias; a dívida externa foi paga e a dívida interna foi reduzida em 20%. “O Brasil passou a ser respeitado no mundo e os brasileiros puderam ver que somos um país capaz de grandes realizações, para a construção de um país justo e menos desigual’’.

Do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast