Liderança de Dilma em inclusão social é inquestionável, elogia criador do Facebook

Zuckerberg também ressaltou as políticas implementadas pela presidenta para democratizar a educação e o acesso à tecnologia

São Francisco - EUA, 01/07/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante encontro com a senhora Condoleezza Rice, na universidade de Stanford. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff foi homenageada, na quarta-feira (1º), durante almoço oferecido pela ex-secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice. Participaram do encontro o presidente do Google, Eric Schmidt, o diretor do Linkedin, Mike Calahan, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, o ex-secretário de Estado, George Shultz, além dos integrantes da comitiva brasileira em viagem aos Estados Unidos.

Zuckerberg elogiou o protagonismo da presidenta nas ações de redução da desigualdade social do Brasil, como o Bolsa Família. “A liderança da presidenta Dilma em promover a inclusão social é inquestionável”, declarou.

“Isso permite às pessoas ter oportunidade de crescer e mudar suas próprias vidas”, acrescentou.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda reconhecido mundialmente. Atualmente, mais de 14 milhões de famílias brasileiras são beneficiárias. O governo federal destina quase R$ 30 bilhões por ano para reduzir a pobreza e a pobreza extrema. Em janeiro, cada beneficiário recebia valor superior a R$ 167.

O criador da maior rede social do mundo ressaltou o empenho de Dilma para democratizar a educação e o acesso à tecnologia. “Reconheço a importância de programas como o Ciência Sem Fronteiras”, disse.

Desde julho de 2011, quando foi criado, o Ciência Sem Fronteiras concedeu bolsas a mais de 78 mil estudantes brasileiros. Cerca de 28% deles vão para o Estados Unidos, maior polo recebedor de bolsistas.

Internet – Dilma lembrou que, nas duas gestões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil “saiu da escuridão” com o programa Luz para Todos e que, agora, o desafio é ampliar o acesso à banda larga.

A pretensão do governo brasileiro é garantir que, até 2018, a internet banda larga chegue a 95% da população. O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, no fim de abril.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil

PT Cast