Lideranças do PT e da AL criticam decisão do STF contra Lula

Os parlamentares do PT criticaram a decisão do STF contra o Habeas Corpus a favor do ex-presidente; Rafael Correa e Maduro manifestaram solidariedade

Em um dia trágico para a democracia brasileira, o Superior Tribunal Federal (STF) negou o habeas corpus preventivo impetrado pela defesa do ex-presidente Lula no caso em que ele é acusado injustamente e sem provas de ter beneficiado a empreiteira OAS em troca de um triplex que nunca possuiu de fato e no qual nunca morou.

Após dias seguidos de grande pressão política vinda de todos os lados, a votação que teve início às 14h35 da quarta-feira (04) terminou apenas a 1h da manhã desta quinta (05), com 6 votos contrários e 5 votos favoráveis ao habeas corpus. O último voto, que desempatou a discussão, foi da presidenta do STF, Carmem Lúcia.

Os parlamentares e lideranças do PT se manifestaram prontamente, afirmando que o STF adota a tática de “dois pesos, duas medidas”, aplicando entendimentos brandos em outros casos e agindo de maneira punitivista no caso de Lula, com honrosas exceções.

Para o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), “é um escândalo isso que aconteceu. Uma parte dos ministros do Supremo acovardados, de joelhos, com a pressão feita pela Rede Globo”. Ele destacou que houveram votos consistentes, mas “é um escândalo mesmo, esse supremo chancelou o golpe desde o começo”.

Para prender o Lula, vão ter que prender milhares. Peço uma grande mobilização em São Bernardo. Todos à São Bernardo. Chega de ilusões com o Poder Judiciário.

Publicado por Lindbergh Farias em Quarta-feira, 4 de abril de 2018

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), foi claro o uso da tática de “dois pesos, duas medidas”, uma vez que pelo entendimento do STF, “todo brasileiro é culpado até prova em contrário. Salvo se for do PSDB”.

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) destacou que “o STF se acovardou diante da pressão de setores da mídia e decidiu contra o HC de Lula. Mas seguiremos lutando. Ainda temos vários recursos políticos e jurídicos para impedir essa perseguição contra Lula”.

⭐️ A luta continua! Lula vale a luta! ⭐️STF se acorvadou diante da pressão de setores da mídia e decidiu contra o HC…

Publicado por Carlos Zarattini em Quarta-feira, 4 de abril de 2018

Em sua conta no Twitter, o ex-presidente equatoriano Rafael Correa‏ manifestou solidariedade a Lula, condenado pelo “crime” de tirar milhões da pobreza.

O venezuelano Nicolás Maduro denunciou a situação: “Dói na alma esta injustiça”:

Para Ana Perugini, o julgamento trouxe um Tribunal “dividido entre o dever de guardar a Constituição Federal e interesses políticos e econômicos sublinhados pela declaração de um general do Exército.”

 

 

A Alba Movimientos divulgou nota onde afirma que “poderes antidemocráticos novamente buscam frear a vontade do povo brasileiro que quer um novo governo com Lula da Silva presidente”.

Nuevamente los poderes antidemocráticos buscan frenar la voluntad del pueblo brasileño que quiere un nuevo gobierno con…

Publicado por ALBA Movimientos em Quinta-feira, 5 de abril de 2018

O vencedor do prêmio Nobel, Adolfo Pérez, defendeu que Lula deveria receber um Nobel da Paz.

A Central Bolivariana Socialista dos Trabalhadores (CBST) publicou nota em solidariedade a Lula e ao povo brasileiro. E repudio a decisão do STF.

“Estamos indignados com uma decisão que afeta não só o povo brasileiro, mas que estremece as bases do novo modelo que desde a vitória do Comandante Supremo Hugo Chávez abriu caminho nesta América Latina insubmissa e em permanente rebelião.”
Veja nota na integra.

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast