Lideranças, Lula e Gleisi fazem debate para fortalecer o PT-SP

Encontro debateu atuação do PT no estado com mais organicidade na enfrentamento do PSDB e do governo golpista de Michel Temer

Paulo Pinto/Agência PT

Reunião no PT-SP debateu atuação no Estado

A executiva do diretório estadual do PT de São Paulo se reuniu, nesta segunda-feira (3), com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidenta do partido, Gleisi Hoffmann, do presidente do diretório estadual, Luiz Marinho, além de prefeitos, vereadores e deputados federais e estaduais.

Visando fortalecer a atuação do PT em São Paulo, o encontro foi palco de debates sobre a situação política no estado, tendo em vista o fato de que é governado por tucanos há mais de 20 anos. Também foi discutida a reorganização do PT nas cidades, nas bancadas, na juventude, com as mulheres e movimentos sociais.

Lula defendeu a importância das lideranças do PT falarem para toda a sociedade, para explicar temas como as perdas dos trabalhadores com as reformas trabalhista e da Previdência. A presidenta e senadora Gleisi Hoffmann reiterou a necessidade de defender a Constituição e como a justiça brasileira tem trabalhado com dois pesos e duas medidas.

Lula e Gleisi falaram sobre caminhos para o PT-SP

O presidente do diretório estadual, Luiz Marinho, afirmou que foi uma importante reunião, especialmente pela presença da presidenta Gleisi, do presidente Lula, com a presença das bancadas de deputados federais, estaduais e vereadores. “Junto com a executiva do estado de São Paulo, nos reunimos no sentido de dar uma organicidade na ação dessas três bancadas na oposição ao PSDB, na oposição ao governo golpista, em especial provocando um debate sobre o estado de São Paulo”.

“A gente observa que todo mundo debate o Brasil, conjuntura nacional, diagnósticos, soluções, mas ninguém debate o fiasco, o grande mal que causa a gestão do PSDB no estado de São Paulo, que governa a mais de duas décadas, com problemas que vão se agravando, como da educação, da saúde, da segurança pública, e perdendo participação no PIB nacional”.

Marinho ainda frisou que busca “criar uma organicidade partidária no estado de São Paulo, buscando o debate para as eleições presidenciais, mas também para o governo do Estado, das nossas bancadas e do senado”.

O líder do PT na Assembleia Legislativa de SP, Alencar Santana, afirmou que é um momento importante de reunião das três bancadas, mais a executiva. “Estou há seis anos como deputado e é a primeira vez que a gente tem uma reunião dessas”, destacou.

“Todos nós discutimos sobre o governo federal, discutimos sobre a capital e às vezes a militância e os dirigentes acabam não falando tanto de São Paulo”.

“Acho que essa é uma iniciativa importante da direção, de reunir todo mundo para dar uma alinhada, porque São Paulo pode ter um governo melhor, pode ser mais humana, mais igualitária, então a gente deve afinar nosso discurso”.

“E como se alinhar para o ano que vem, é apontando as falhas, apontando as irregularidades desde já, mas ao mesmo tempo construindo algo para 2018. Não é possível que a gente vai continuar tendo o estado de São Paulo desigual, excludente e discriminatório”.

Também esteve presente o líder da bancada da capital, Antonio Donato; o deputado estadual Alencar Santana Braga, o deputado federal Carlos Zarattini, o presidente do diretório municipal do PT, Paulo Fiorilo. O ex-prefeito Fernando Haddad e o vereador Eduardo Suplicy também discursaram aos presentes.

Veja a coletiva dada após a reunião:

Acompanhe ao vivo, a coletiva de imprensa, pós reunião com o presidente Lula e os parlamentares do PT.

Publicado por PT Paulista em Segunda, 3 de julho de 2017

Por Pedro Sibahi, da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast