Lideranças prestam apoio e avisam: luta por Lula será ainda maior

Parlamentares do PT e representantes de movimentos sociais se unem à militância para prestar solidariedade ao ex-presidente, vítima de nova perseguição política

Ricardo Stuckert

Lideranças acompanham depoimento de Lula em Curitiba nesta quarta-feira (14/11)

O ex-presidente Lula foi submetido nesta quarta-feira  (14) a mais um episódio de perseguição política ao ter de prestar depoimento novamente sobre uma propriedade que jamais lhe pertenceu – desta vez o sítio de Atibaia. Mas, ainda que não tenha sido visto em público, o maior líder popular que o país já teve segue mobilizando multidões e levou centenas de pessoas aos arredores da 13ª Vara Criminal do Paraná, em Curitiba.

Entre a militância, diversos parlamentares do PT e representantes de movimentos sociais fizeram questão de deixar claro que Lula jamais estará sozinho. Ou melhor: que a luta a partir de agora será maior e mais intensa até que ele saia da prisão política nos braços do povo.

Para o líder do PT na Câmara, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), “Lula vai mostrar a todos vocês que ele é forte e que ele tem esperança. Lula nos inspira a continuar na luta de cabeça erguida. Nós vamos sair de Curitiba mais fortes porque vamos sair com mais gente nas ruas deste Brasil lutando pela liberdade de um um homem inocente que está aqui como preso político por tudo o que representa”.

Pimenta acredita que o novo depoimento, a exemplo do que ocorreu quando Moro o chamou para dar explicações sobre o triplex do Guarujá, servirá apenas para mostrar que não há prova nenhuma contra ele. “Nós queremos que todo o povo brasileiro assista ao depoimento de Lula para que as pessoas percebam que ele é inocente e que tem todos os argumentos para provar que ele nunca foi dono desse sítio de Atibaia”, avaliou.

Opinião semelhante tem o líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ), que lembrou da importância em manter a mobilização em nome daquele que deixou a Presidência com a maior aprovação já registrada para o cargo. ” Para o Lula é muito importante cada bom dia, boa tarde e boa noite que ele recebe de vocês. Para ele, é fundamental saber que vocês estão aqui e o recado que queremos dar a ele é que nunca o abandonaremos”, garantiu Lindbergh.

O senador lamentou, no entanto, que Lula tenha de se submeter a tantos ataques sem ter cometido nenhum crime.  “Não se enganem. Lula é um preso político que só está nesta condição para favorecer o grande capital, favorecer uma política que só beneficia os EUA (…) Nosso povo muito rapidamente vai acordar quando começarem a retirar seus direitos e nós temos a tarefa de manter a resistência.

Roberto Baggio, da direção do MST, concorda: “Quem está preso não é o Lula. É o povo brasileiro. O projeto de nossa liberdade está lá dentro e por isso queremos vê-lo livre. Vamos ampliar a campanha pela liberdade de Lula. Neste sentido””.

Brilha uma estrela

Como de costume, a presidenta Nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, também esteve presente junto ao povo que prestava solidariedade a Lula. “Já estamos sabemos que Lula foi brilhante no depoimento. E ele está preso justamente por isso, por ser brilhante. Aliás, se estivesse livre durante o processo eleitoral teria ganhado as eleições no primeiro turno. Foi preciso haver a intervenção de fora para que outro grupo político pudesse vencer as eleições”, criticou.

Gleisi aproveitou ainda para agradecer aos presentes e lembrar do que significa a imagem de Lula ao povo brasileiro. “Em 500 anos de história, a primeira vez que o povo teve direitos foi justamente quando ele começou a governar. Lula é o símbolo de toda esta luta que vivemos por um Brasil melhor (…) Nós não vamos lhe deixar nunca, Lula. Você simboliza este Brasil do povo sofrido, do povo que passava fome  e que começou a comer quando você se tornou presidente”, concluiu.

Por Henrique Nunes da Agência PT de Notícias