Lista do HSBC inclui doleiros corruptos

Novo vazamento de investigados no SwissLeaks identifica oito doleiros envolvidos em escândalos de corrupção

A lista de brasileiros com contas secretas no banco HSBC na Suíça inclui oito doleiros envolvidos em grandes casos de corrupção no País. Os correntistas tiveram os nomes citados em escândalos como a Operação Lava-Jato, o mensalão e o caso PC Farias.
 
Segundo reportagem do jornal “O Globo”, todos os citados foram investigados por suspeita de operarem dinheiro de origem duvidosa e acobertado operações financeiras ilegais. Os citados negam irregularidades.

Nos documentos vazados por um ex-funcionário do HSBC em 2008 aparecem os nomes de Henrique José Chueke e sua filha, Lisabelle Chueke, investigados no caso PC Farias; Favel Bergman Vianna e Oscar Frederico Jager, envolvidos no caso do Propinoduto; Benjamin Katz, citado no escândalo do Banestado; Dario Messer, envolvido no mensalão; Raul Henrique Srour, na Lava-Jato; e Henoch Zalcberg, Operações Roupa Suja e Sexta-feira 13.

O caso conhecido como SwissLeaks teve origem em uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. Parte dos correntistas identificados são suspeitos de sonegação e evasão fiscal.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast