Livro analisa avanços sociais durante governos Lula e Dilma

Lançamento de “Governos do PT: um legado para o futuro”, organizado pelo ex-ministro Aloizio Mercadante e o sociólogo Marcelo Zero, ocorreu ontem

Divulgação

Aloizio Mercadante: “Bolsonaro desrespeita compromissos já assumidos pelo Estado brasileiro de assegurar o direito à educação das pessoas com deficiência, sem discriminação, e com base na igualdade de oportunidades, em um sistema educacional inclusivo em todos os níveis”

O livro Governos do PT: um legado para o futuro, organizado pelo ex-ministro Aloizio Mercadante e o sociólogo Marcelo Zero, foi lançado em sua versão digital na próxima sexta-feira (23/3), pelo site da Fundação Perseu Abramo.

Um retrato detalhado da construção de um estado de bem-estar social no Brasil, conquistado a partir de políticas inovadoras nos mais diversos campos, durante os governos Lula e Dilma entre 2003 e 2015, é traçado no livro. Em uma autocrítica, são apresentados os limites estruturais ao novo padrão de desenvolvimento no Brasil. A obra também aborda o golpe parlamentar, jurídico e midiático de 2016 e suas consequências e projeta os cenários e tendências para 2018.

A obra desconstrói a tese de que o desenvolvimento econômico, no período dos governos do PT, deu-se exclusivamente em razão do ciclo internacional das commodities. Os organizadores expõem a formação de um mercado interno de consumo de massas, articulado com uma estratégia de ampliação dos investimentos públicos e privados, como fator propulsor para o desenvolvimento.

O PT deu assistência aos mais necessitados sem comprometer o rendimento econômico brasileiro, lembrando que durante o período de 2004 e 2013, como resultado dessas políticas, teve um crescimento de 30%, equivalente a um incremento médio anual de 2,6%. E ainda tirou o Brasil do mapa da fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), com uma queda de 82% da população subalimentada, entre 2002 e 2014.

Também são abordados programas de inclusão como Fies, ProUni, o Reuni, a reformulação do Enem, o Ciência Sem Fronteiras, o Pronatec, o Fundef, o Piso Salarial dos Professores, a retomada da educação técnica e profissional, vinculação de 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-sal e a aprovação da Lei de Cotas.

Por Fundação Perseu Abramo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast