Lourival Marques de Oliveira Filho, o Louro Marques, é natural de Rio Branco, 46 anos, Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e pós-graduado em Gestão Ambiental pela Uninorte, sua trajetória é marcada pela capacidade de gestão.
De 1996 a 1997, foi consultor do projeto de Recuperação de Áreas Degradadas do projeto PED em Senador Guiomard. A experiência em gestão pública vem desde 1999 quando assumiu a chefia do Departamento de Defesa e Inspeção Sanitária Animal e desenvolveu o Programa de Combate a Febre Aftosa em todo o Estado.
Em 2000 dirigiu a Secretaria Executiva de Agricultura e Pecuária. No ano seguinte, 2001, assumiu o cargo de secretário adjunto da Secretaria de Produção. De 2003 a 2010 coordenou o Programa de Mecanização Agrícola na Secretaria de Agropecuária.
O seu maior desafio veio na gestão da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), que envolve a Emater e a Cageacre no período de janeiro de 2011 a março de 2014, e ainda na gestão da Secretaria de Agropecuária (Seap), no período de março de 2012 a março de 2014. São órgãos responsáveis por levar as políticas públicas voltadas para mais de 40 mil produtores em todo Estado.
Em sua gestão foram desenvolvidos programas de fomento que proporcionaram mudanças na economia rural do estado, como: incentivo a piscicultura, ações de fomento de produção de grãos com a mecanização agrícola, apoio na produção de hortaliças, fortalecimento da assistência técnica e extensão rural e também indígena com ações impactantes como a construção dos Planos de GestãoTerritorial/Ambiental das Terras Indígenas.

PT Cast