Lugar de mulher é na política e onde mais ela quiser, afirma Dilma

Na ONU, presidenta defende empoderamento das mulheres, detalha políticas para a igualdade de gênero e afirma que acolher as mulheres que vivem nas zonas de conflito é “imperativo ético”

Foto: EBC

A presidenta Dilma Rousseff declarou, durante reunião nas Nações Unidas sobre igualdade de gênero neste domingo (27), que “o lugar da mulher é na política e onde mais ela quiser”.

“Devemos percorrer o caminho do empoderamento. As mulheres não são somente destinatárias de políticas públicas. Devemos mudar essa realidade no Brasil e no mundo”, defendeu.

A presidenta detalhou políticas implementadas no Brasil para a igualdade de gênero e respeito aos direitos das mulheres, como o atendimento humanizado às vítimas de violência, fortalecimento da saúde materna, a implantação da Casa da Mulher Brasileira e as leis Maria da Penha e do Feminicídio.

No Brasil, as mulheres são protagonistas no processo de inclusão social. “Elas são as principais receptoras das políticas de renda e de acesso à moradia, à saúde e à educação”, detalhou.

A presidenta acrescentou que acolher as mulheres que “vivem nas zonas de conflito e aquelas que cruzam mares e muros em busca de refúgio” é um “imperativo ético”.

“O Brasil abre os braços a todas”, disse. Dilma defendeu a construção de um “mundo de paz, tolerância e justiça”.

Cristina Sena, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast