Em debate, Luizianne Lins critica cortes na educação em Fortaleza

Petista lamentou que candidato à reeleição tenha descuidado da área e garantiu retomar programas educacionais bem-sucedidos

(imagem: reprodução)

Em debate na Nordestv, afiliada da Band em Fortaleza (CE), na noite de quinta (1º), a candidata petista Luizianne Lins denunciou a falta de cuidado e de investimentos do atual prefeito e candidato a reeleição, Roberto Cláudio (PDT), com a educação na capital do Ceará.

De acordo com Luizianne, que governou a capital entre 2005 e 2012 e é a única mulher a disputar a prefeitura de Fortaleza, boa parte do atendimento nas creches foi cortada pelo atual governo.

A candidata garantiu que vai retomar as 139 creches em tempo integral, com cinco refeições por dia. “Essas creches foram drasticamente cortadas pelo atual prefeito”, afirmou.

Além disso, Luizianne explicou que o fardamento completo oferecido aos alunos do ensino municipal, criados durante sua gestão, foi cortado pela metade na atual prefeitura.

Ela também criticou o fato de Roberto Cláudio ter desativado 294 laboratórios de informática e 228 bibliotecas, construídas durante a gestão da petista.

“É triste saber que nossos jovens não tem tido a oportunidade de frequentar as bibliotecas e os laboratórios de informática. Nós vamos reabrir todos”, garantiu Luizianne.

A candidata do PT lamentou fortemente a falta de repasse de 60% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) aos professores do município, como indica a lei.

“Há uma revolta dos professores porque não foram beneficiados em seus salários. As escolas também não tem recebido. Três escolas foram reformadas em um dia e desabaram no outro. Quando eu voltar, 60% do Fundef será aos professores e a outra parte, distribuída entre alimentação aos alunos e fardamento”, afirmou a petista.

Transporte

Luizianne relembrou medidas do seu governo na questão do transporte público: “Eu congelei a tarifa dos ônibus. Fortaleza tinha a tarifa mais barata do Brasil entre as grandes capitais. Criamos também a tarifa social aos domingos – e vamos estender para os sábados. Também criamos o passe livre para as pessoas com deficiência”.

A candidata destacou que, hoje, capitais como João Pessoa (PB), Recife (PE) e Belém (PA) têm passagens mais baratas que a de Fortaleza.

Segurança pública

A candidata explicou que foi a única prefeita de Fortaleza a garantir uma sede para a Guarda Municipal. Além disso, fez um plano de carreira e um centro de formação que valorizaram os guardas do município. “O atual governo não oferece novas fardas e nem equipamentos mínimos de segurança. Os guardas perderam, ainda, seu campo de treinamento na atual gestão”.

Ela destacou ter criado, dentro da Guarda, o pelotão ambiental e o pelotão de busca e salvamento. Além disso, criou programas na periferia para prevenir a criminalidade. “Todos os programas sociais para combater a violência, para atrair a juventude, foram extintos pelo atual prefeito”, criticou Luizianne.

Ela garantiu que vai reativar o centro de formação da Guarda Municipal.

Golpe

A petista lembrou que o candidato a vice na chapa de Roberto Cláudio, Moroni Torgan, é do DEM e apoiou o golpe contra a presidenta eleita Dilma Rousseff.

O atual prefeito – que se diz contra o impeachment de Dilma – afirmou que realmente seu vice é a favor do golpe, admitiu que ambos pensam diferente em diversos temas e tentou se justificar: “Estamos juntos pelo que nos une e não pelo que nos separa”.

O candidato a vice de Luizianne é Elmano de Freitas, do PT, com a vida dedicada à defesa da população mais pobre das áreas rurais do interior do estado.

O debate contou com seis candidatos. Além de Luizianne, houve a participação de Capitão Wágner (PR), Heitor Férrer (PSB), Ronaldo Martins (PRB), Roberto Cláudio (PDT) e Tin Gomes (PHS).

Assista ao debate na íntegra:

Com #DebateNordestv entre os candidatos à Prefeitura de Fortaleza. Acompanhe a transmissão!Estamos #aovivo também pelo Canal 20 (Fortaleza) e Tribuna Bandnews FM.

Publicado por Nordestv em Quinta, 1 de setembro de 2016

Por Bruno Hoffmann, de Fortaleza, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast