Lula 70 anos: O mundo reconhece a força e liderança do presidente brasileiro

Entre os admiradores do primeiro presidente de esquerda a chegar à presidência do Brasil está o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Em 2009, durante reunião do G20, o líder norte-americano disse: “Esse é o cara! Eu adoro esse cara”, sobre o então presidente Lula

Michael Reynolds

Lula e Barack Obama

A trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à frente da Presidência da República levou o nome do Brasil a estampar as manchetes dos principais jornais do mundo, seja com notícias do sucesso de políticas adotadas no País, por dados os elogios recebidos pelo petista ao longo dos oito anos que esteve no Poder.

Entre os admiradores do primeiro presidente de esquerda a chegar à presidência do Brasil está o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Em 2009, Lula encontrou-se com Obama durante reunião do G20, grupo formado por líderes das principais economias desenvolvidas e em desenvolvimento. Na ocasião, o então presidente brasileiro virou o centro das atenções diante dos elogios recebidos do líder norte-americano.

Ao apresentar Lula para o primeiro-ministro da Austrália Kevin Rudd, Obama disse: “Esse é o cara! Eu adoro esse cara. É o político mais popular da terra”. E completou: “É porque ele é bonitão”.

Dois anos antes, em 2007, o petista arrancou elogios do então presidente do México, Felipe Calderón, ao receber a condecoração da Ordem Mexicana da Águia Asteca, no grau de Grande Colar.

“Nosso amigo, o presidente Lula, é uma lenda no Brasil, na América Latina e no mundo, muito especialmente entre os que reconhecem a sua liderança nas causas dos mais pobres”, declarou Calderón. Os elogios foram feitos durante jantar oferecido em homenagem ao presidente brasileiro, em visita ao México.

Durante o evento, Calderón não economizou aplausos ao brasileiro. “Lula é um homem trabalhador e solidário, um incansável lutador social, um democrata que se soube ganhar a confiança do povo brasileiro”, completou.

O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, também destacou, por diversas oportunidades, o trabalho do ex-presidente brasileiro como líder latino americano.

“Eu acredito que o Brasil nunca teve um presidente que desse o prestígio mundial que deu Lula na política exterior, na África, no mundo”, declarou, em 2014, ao ser entrevistado pelo “Canal Livre”, da TV Band.

Em abril deste ano, o ator norte-americano Danny Glover, ativista dos direitos humanos e ligado a centrais sindicais dos Estados Unidos, chamou Lula de “meu herói”. O norte-americano elencou a importância da vida política do petista durante evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo.

Imprensa – Destaque na imprensa internacional por diversas vezes, Lula foi classificado por reportagem do canal árabe de “TV Al Jazira” de “porta-voz do Terceiro Mundo”. O material exibido em 2010 afirma que, dada à sua “extraordinária popularidade”, seria muito provável que o ex-presidente voltasse a se candidatar futuramente.

“Com apenas um ano restante no cargo, sua história política e econômica de sucesso será difícil de se repetir”, disse a reportagem, exibida antes da reeleição do petista.

Prêmios – O ex-presidente Lula coleciona prêmios e honrarias dadas por organismos internacionais durante e após os mandatos na Presidência da República.

Em 2011, o petista recebeu do Instituto de Estudos Políticos de Paris – o Sciences-po, o primeiro título Honoris Causa que a instituição concedeu a um latino-americano. Com 140 anos de existência, passaram pelo instituto a nata da elite francesa, como os ex-presidentes Jacques Chirac e François Mitterrand.

Questionado pela imprensa brasileira na época, o diretor da instituição, Richard Descoings ressaltou o que motivou a entrega da condecoração. “O presidente Lula fez uma carreira política de alto nível, que mudou muito o país e, radicalmente, mudou a imagem do Brasil no mundo”, declarou.

“O presidente Lula demonstrou que é possível ser um bom presidente, sem passar pela universidade”, completou.

Confira alguns dos prêmios entregues ao ex-presidente Lula: www.institutolula.org/premios

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast