Lula 70 anos: Relembre a trajetória

Lula nasceu no dia 27 de outubro de 1945, no então distrito de Caetés, município de Garanhuns, interior de Pernambuco

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 70 anos nesta terça-feira (27). Lula, o 7º filho de um casal de lavradores, nasceu em 1945 no então distrito de Caetés, município de Garanhuns, interior de Pernambuco.Cumprindo a sina de milhares de nordestinos, Lula e sua família saíram do Nordeste em busca de uma vida melhor no Sudeste. Aos oito anos, tornou-se ambulante e aos nove, engraxate.

No início da adolescência, Lula mudou-se para São Paulo com a mãe, então separada do pai, e os irmãos. Naquela época, ele concluiu o ginásio e aos 14 anos, já era empregado em uma metalúrgica, quando foi admitido em um curso técnico de torneiro mecânico do Senai.

A trajetória do ex-presidente Lula na política começou em reuniões no sindicato dos metalúrgicos. Em 1975, ele foi eleito presidente do sindicato com 92% dos votos. Na época, ele representava cerca de 100 mil trabalhadores.

Entre 1978 e 1980, o ex-presidente era responsável por comandar greves gerais de grandes proporções no País. Em abril de 1980, foi preso pela ditadura e passou 31 dias na cadeia.

Em fevereiro de 1980, Lula fundou, juntamente com políticos, sindicalistas, intelectuais e representantes de outros movimentos, o Partido dos Trabalhadores. Dois anos depois, ele concorreu ao governo de São Paulo e ficou em quarto lugar.

Em 1983 surgia, então, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o ex-presidente também fez parte da fundação do movimento. No ano seguinte, ele participava da campanha das “Diretas Já”.

Lula foi eleito, em 1986, o deputado federal mais votado do Brasil, com mais de 650 mil votos.

Lula foi candidato a presidente da República três vezes antes de ser eleito, em novembro de 2002, com 52,79 milhões de votos. Quatro anos depois, ele concorreu novamente e foi reeleito.

O ex-presidente Lula foi o primeiro (e único) operário brasileiro a assumir a Presidência da República. Nos dois mandatos, o petista garantiu inúmeras conquistas aos brasileiros.

Entre as principais iniciativas do governo Lula está a criação do Bolsa Família, a valorização real do salário mínimo, a redução do desemprego em níveis históricos, a ampliação do acesso ao ensino superior, o Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Em 2010, o ex-presidente Lula conseguiu eleger, como sucessora, a presidenta Dilma Rousseff, reeleita em 2014.

Desde que deixou a Presidência da República, ele se dedica a atividades no Instituto Lula e também no Partido dos Trabalhadores.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast