Lula arrasta multidão para convenções de Carina Vitral e Fábio Inácio

O ex-presidente esteve na Baixada Santista para apoiar a pré-candidatura de Fábio Inácio à prefeitura de Cubatão e Carina Vitral à prefeitura de Santos

Lula, Fábio e Marcia, em Cubatão. Foto: Agência PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na Baixada Santista, nesta quinta-feira (4), para apoiar as pré-candidaturas de Fábio Inácio (PT), de Cubatão, e Carina Vitral (PC do B), de Santos. As convenções contaram com a presença de Rui Falcão, presidente nacional do PT; Emidio de Souza, presidente do diretório estadual, além de deputados estaduais e federais.

Lula ressaltou a importância no investimento na educação e a participação popular na gestão pública. “O dinheiro não é do prefeito, é do povo. E deve ser devolvido para os moradores da melhor forma, o povo é quem deve decidir como recebê-lo”, diz.

Em Cubatão, Lula destacou a importância de manter o legado petista na região e de dar continuidade aos projetos de educação iniciados na atual gestão de Marcia Rosa.

“Fábio foi secretário de educação por seis anos e sabe da importância do setor. Não existe nada nesse mundo que garanta a evolução do ser humano do que a gente criar oportunidades de educação para todos os filhos do povo brasileiro”, explica.

Lula ainda lembrou que “nunca antes na história do país um presidente, sem diploma universitário, investiu tanto em universidade, como eu fiz”. Em 2003, o investimento no orçamento da educação era de 19 bilhões de reais e, em 2003, passou para 87 bilhões, quando ele entregou a Presidência da República.

Marcia Rosa também ressaltou o desempenho de Fábio em seu governo como Secretário Municipal de Governo e o seu comprometimento com a pasta da educação.

“Vamos transformar esses oito anos de PT em 12 e não vamos permitir que apliquem um golpe contra as conquistas que o povo de Cubatão obteve”, diz.

O pré-candidato Fábio Inácio enfatizou que irá se dedicar para dar continuidade aos avanços obtidos e que pretende atrair novos investimentos para enfrentar a crise econômica.

“Nossa plataforma é #DialogarParaAvançar e vamos gerar novas formas de emprego com uma economia criativa e com um maior investimento no turismo”, diz.

 

Gestão jovem

Em seguida, Lula e petistas seguiram para Santos, onde apoiaram o lançamento da pré-candidatura de Carina Vitral. A jovem de 28 anos e atual presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), promete uma gestão participativa e democrática.

Carina Vitral e Lula, em Santos. Foto: Agência PT

O ex-presidente comentou que a cidade santista é preferência de aposentados e que os jovens, por falta de oportunidade na região, acabam saindo de Santos em busca de melhor educação e emprego.

“Não é fácil ganhar a eleição em uma cidade tão conservadora, mas você irá permitir que o povo decida o que eles querem fazer com os impostos pagos. Na sua gestão, você vai permitir que o povo opine”, fala.

Lula também relembrou a gestão de Telma de Souza como prefeita da cidade, que investiu fortemente na educação, despoluiu as praias e melhorou a qualidade de vida dos santistas.

“A Carina nasceu em 1988, ano em que Telma assumiu. Ela é fruto da gestão de Telma”, brinca.

Carina se diz motivada com o apoio do Lula e com a oportunidade de ouvir mais os jovens e melhorar as oportunidades dessa faixa etária na cidade, além de propor uma gestão mais democrática, que escute as necessidades dos demais setores, como saúde, infraestrutura e segurança.

“Nós viemos para vencer, viemos para oferecer um debate para a sociedade e uma alternativa para Santos”, finaliza Carina.

Por Carla Escaleira, da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast