Lula colocará Brasil nos trilhos da democracia, diz autora de petição

A previsão é que o documento esteja disponível para adesões até abril. Caroline Proner elaborou carta manifesto junto com outros intelectuais e juristas

Foto: Arquivo pessoal

Jurista Carol Proner, ao lado do ex-presidente Lula

Para a jurista e professora de Direito Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro Caroline Proner, apenas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá colocar o Brasil novamente nos trilhos da democracia. Por isso, junto de outras e outros intelectuais e juristas, ela elaborou uma carta manifesto pedindo que Lula já se apresente como pré-candidato às eleições de 2018.

O documento se tornou petição online e já recebeu quase 50 mil assinaturas, incluindo nomes como Marieta Severo, Raduan Nassar, Chico Buarque, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Leonardo Boff, entre outros.

Caroline conta que, devido aos acontecimentos que tiveram início em abril de 2016 e culminaram com o golpe parlamentar contra a presidenta eleita Dilma Rousseff, mas que também afetam a vida pessoal do ex-presidente Lula, surgiu uma necessidade no meio acadêmico de opinar sobre o processo jurídico no país.

“Para nós que estamos vendo isso acontecer, professores de universidades públicas e privadas, há um sentimento de indignação com o que vêm acontecendo, e isso faz parte da vontade que esta nessa carta, que o presidente Lula diga que está à disposição, como líder político e popular que ele é, trazendo esse sentimento popular que ele tem, até como legado”, explica a professora.

Ela ressalta que não é momento de candidatura oficial, porque a Justiça Eleitoral tem seus prazos, e por respeito à democracia. “Não queremos adiantar candidatura, mas que o presidente Lula diga que sim, está à disposição caso chegue o momento”.

Chico Buarque é um dos intelectuais que assinou o manifesto

Para ela, após o golpe, “há uma necessidade de restabelecer uma figura de liderança com essa capacidade de reunir as vozes em torno da luta de resistência que precisa acontecer diante do desmonte do estado e da violação dos direitos relacionados a reforma da Previdência e trabalhista”.

A professora de Direito Internacional explica que a leitura foi feita de maneira intuitiva, pois os organizadores da carta manifesto não participam de movimentos políticos, e sim de movimentos acadêmicos. Segundo ela, a resposta da sociedade veio de maneira imediata.

“Achávamos que era só um sentimento da área acadêmica e jurídica, mas não; professores da economia, cientistas políticos, formuladores de outras áreas, mas também artistas que estão preocupados, contribuíram com sua sensibilidade”, diz Caroline.

Segundo Caroline, o documento é uma resposta ao o atual momento, que “vai se revelando como tentativa quase que judicial-midiática de desestabilização das lutas populares, das esquerdas, e do maior líder popular que o Brasil já teve e continua tendo”.

“Queremos demonstrar que nossa intuição corresponde a realidade, precisamos dessa confirmação real e esperamos que o presidente encontre uma forma de responder a essa carta e dizer se temos razão ou não de pedir para que ele volte como um líder”, conta a jurista.

A petição deve permanecer aberta para assinaturas até o mês de abril, pois “é um documento que atravessa o momento”, explica Caroline. Lembrando que o auge da manifestação do 15 de março em São Paulo foi a fala de Lula no carro de som, ela diz que “o manifesto só expressa algo que está na sociedade”.

A professora e coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado da PUC-RJ, Gisele Cittadino também é uma das articuladoras da petição pelo lançamento da pré-candidatura de Lula à Presidência da República.

“Depois de quase dois anos de um processo implacável de deslegitimação e criminalização política, chegou a hora do ex-Presidente Lula ir para o ataque”, afirma Gisele, que também é uma das autoras do livro “O Caso Lula”.

Confira na íntegra o manifesto e acesse a petição aqui:

“CARTA DAS BRASILEIRAS E DOS BRASILEIROS

Por que LULA?

É o compromisso com o Estado Democrático de Direito, com a defesa da soberania brasileira e com os direitos já conquistados pelo povo deste País que nos faz solicitar ao ex-Presidente Luiz Inácio LULA da Silva que considere a possibilidade de lançar imediatamente sua pré-candidatura à Presidência da República, como forma de restituir ao povo brasileiro a autoestima e a autonomia perdidas.

Foi um trabalhador, filho da pobreza nordestina, que alguns anos atrás assumiu a Presidência da República e deu significado substantivo e autêntico à democracia brasileira. Com Lula descobrimos que não há democracia na fome, na ausência de participação política efetiva, sem educação e sem saúde de qualidade, sem habitação digna e sem inclusão social. Aprendemos que não é democrática a sociedade que mantém privilégios para alguns dos seus cidadãos.

Por que Lula? Porque ainda é preciso incluir muita gente e reincluir aqueles que novamente foram excluídos; porque é fundamental para o futuro do Brasil assegurar a soberania sobre o pré-sal, sobre suas terras, águas, riquezas e biodiversidade; porque o País deve voltar a ter um papel ativo na geopolítica internacional; porque é importante garantir a todos brasileiros e brasileiras uma vida digna.

O Brasil precisa de Lula! ”

Por Pedro Sibahi, da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast