Lula diz que governos do PT controlam inflação sem arrochar trabalhador

Ex-presidente lembrou que, quando jovem, passava dias indo de fábrica em fábrica atrás de uma vaga

Lula lá

Lula entre os sindicalistas que participaram do evento em Praia Grande, que reuniu um público de 400 pessoas

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as propostas defendidas pelos candidatos de oposição à Presidência, que pretendem fazer um arrocho salarial, nesta terça-feira (22), no 8º Congresso da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores da Indústrias Químicas e Farmacêuticas do estado de São Paulo).

“É muito fácil controlar a inflação demitindo trabalhadores e arrochando salários”, disse Lula, ao afirmar que o compromisso dos governos, nos últimos 12, anos tem sido manter a inflação dentro da meta melhorando a vida do trabalhador.

O candidato Aécio Neves (PSDB), por exemplo fala em tomar “medidas impopulares” se eleito, após ouvir as receitas propostas pelo especulador do mercado financeiro Armínio Fraga.

“Nós temos que contar aos jovens o que aconteceu neste país, ainda que seja para eles reivindicarem ainda mais”, destacou o ex-presidente, durante o evento, realizado em Praia Grande (SP), que contou com a presença de cerca de 400 sindicalistas e prefeitos da baixada santista.

Com o tema “Os avanços e conquistas sociais e os novos desafios”, Lula contou como foi a experiência de ficar um ano e meio desempregado na juventude. “Passava os dias andando pela Anchieta indo de fábrica em fábrica em busca de vagas. “Hoje isso não existe mais no Brasil, temos uma taxa de desemprego menor que muitos países europeus”, destacou.

Sérgio Luiz Leite, o Serginho, presidente da Fequimar agradeceu a presença do ex-presidente e ressaltou que a categoria teve muitas conquistas nos últimos anos, como 20% de aumento real e a carga horária de 40 horas semanais para os farmacêuticos.

 

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Instituto Lula

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast