Lula e Chico Buarque estarão em ato contra o golpe nesta segunda

Artistas e personalidades se reúnem nos Arcos da Lapa, no Rio, para marcar posição contra o golpe e mostrar que o Brasil está do lado da democracia

A semana que antecede a votação do impeachment no Congresso Nacional (no domingo, 17) já inaugura com o que promete ser um dos mais importantes atos contra o golpe até agora. Os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, receberão uma grande manifestação em defesa da democracia, convocado pela Frente Brasil Popular nesta segunda-feira, 11.

A primeira parte do ato se inicia às 17h, com um manifesto de artistas e intelectuais na Fundição Progresso, que fica em frente aos Arcos da Lapa. Chico Buarque já garantiu presença, assim como Beth CarvalhoSilvia Buarque, Ziraldo, Letícia Sabatella, Gregório Duvivier, Bete Mendes, Nelson Triunfo e muitos outros.

Além do ato político, o encontro vai contar com apresentações culturais variadas, como a do rapper Rico Dalasam, do gaitista Rildo Hora, Carlos Vergueiro, Marcelo Yuka entre muitos outros.

Às 18h, o ato invade as ruas em um grande comício que terá a presença do ex-presidente Lula. Veja aqui a programação completa das mobilizações.

Fernando Morais, Leonardo Boff, Chico Buarque, Wagner Moura e Eric Nepomuceno redigiram um manifesto chamando para o ato de segunda em que afirmam que a nossa democracia está em risco: “O que vivemos hoje no Brasil é uma clara ameaça ao que foi conquistado a duras penas: a democracia. Uma democracia ainda incompleta, é verdade, mas que soube, nos últimos anos, avançar de maneira decidida na luta contra as desigualdades e injustiças, na conquista de mais espaço de liberdade, na eterna tentativa de transformar este nosso país na casa de todos e não na dos poucos privilegiados de sempre”, diz o texto.

Leia aqui a íntegra:

“Com este manifesto estamos convocando a todos para um ato unitário em defesa da democracia. Será na próxima segunda-feira, dia 11 de abril, às cinco da tarde, na fundição progresso, na Lapa, Rio de Janeiro.

O que vivemos hoje no brasil é uma clara ameaça ao que foi conquistado a duras penas: a democracia. uma democracia ainda incompleta, é verdade, mas que soube, nos últimos anos, avançar de maneira decidida na luta contra as desigualdades e injustiças, na conquista de mais espaço de liberdade, na eterna tentativa de transformar este nosso país na casa de todos e não na dos poucos privilegiados de sempre.

Nós, trabalhadores das artes e da cultura em seus mais diversos segmentos de expressão, estamos unidos na defesa dessa democracia.

Da mesma forma que as artes e a cultura do nosso país se expressam em sua plena – e rica, e enriquecedora – diversidade, nós também integramos as mais diversas opções ideológicas, políticas, eleitorais.

Mas nos une, acima de tudo, a defesa do bem maior: a democracia. o respeito à vontade da maioria. o respeito à diversidade de opiniões.

Entendemos claramente que o recurso que permite a instauração do impedimento presidencial – isso que em português castiço é chamado de ‘impeachment’ – integra a constituição cidadã de 1988.

E é precisamente por isso, pelo respeito à constituição, escudo maior da democracia, que seu uso indevido e irresponsável se constitui em um golpe branco, um golpe institucional, mas sempre um golpe. quando não há base alguma para a sua aplicação, o que existe é um golpe de estado.

Muitos de nós vivemos, aqui e em outros países, o fim da democracia.

Todos nós, de todas as gerações, vivemos a reconquista dessa democracia.

Defendemos e defenderemos, sempre, o direito à crítica, por mais contundente que seja, ao governo – a este e a qualquer outro.

Mas, acima de tudo, defendemos e defenderemos a democracia reconquistada. uma democracia, vale reiterar, que precisa avançar, e muito. que não seja apenas o direito de votar, mas de participar, abranger, enfim, uma democracia completa, sem fim. em que cada um possa reivindicar o direito à terra, ao meio-ambiente, à vida. à dignidade.
Ela custou muita luta, sacrifício e vidas. custou esperanças e desesperanças.

Que isso que tentam agora os ressentidos da derrota e os aventureiros do desastre não custe o futuro dos nossos filhos e netos.
Estamos reunidos para defender o presente. para espantar o passado. Para merecer o futuro. Para construir esse futuro. Para merecer o tempo que nos foi dado para viver.

Leonardo Boff
Chico Buarque de Hollanda
Wagner Moura
Fernando Morais
Eric Nepomuceno”

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast