Lula e Chico inauguram o campo em goleada da democracia

Ex-presidente e Chico Buarque participaram da inauguração do campo Sócrates Brasileiro da Escola Nacional Florestan Fernandes, localizada em Guararema

Ricardo Stuckert

Lula com Mano Brown e Chico Buarque na inauguração do campo Dr. Sócrates Brasileiro

Em um jogo histórico foi inaugurado neste sábado o campo Sócrates Brasileiro da Escola Nacional Florestan Fernandes, localizada em Guararema (SP), com a presença de 1.500 pessoas, segundo o MST. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o cantor e compositor Chico Buarque disputaram a bola com os veteranos do MST em uma partida em defesa da democracia e dos direitos dos brasileiros e brasileiras.

Lula deu o pontapé inicial do jogo que encerrou em empatado em 5×5 entre os times Amigos do Chico e Veteranos do MST. Jogando como centro-avante, Lula fez o segundo gol da partida de pênalti ainda no início do primeiro tempo. O ex-presidente comemorou com o volante Chico Buarque e correu para a beirada do campo, onde jogou sua camisa 13 para os torcedores.

Lula comemora gol

Durante toda a partida, militantes, artistas, alunos, lideranças, intelectuais e moradores de Guararema torciam gritando “Volta, Lula” e “Fora, Temer” emocionando os jogadores em campo. Também entraram em campo o ex-prefeito Fernando Haddad, Eduardo Suplicy, Alexandre Padilha, Marcio Macedo, João Pedro Stedile, João Paulo Rodrigues, o ex-jogador Reinaldo, entre outros.

O jogo foi apitado pelo jornalista Juca Kfuri, que, durante o pré-jogo, falou sobre a importância de batizar o campo com o nome de Sócrates. “Podia colocar esse nome no Pacaembu, na Arena Corinthians, mas colocar esse nome no campo da Escola Nacional Florestan Fernandes realmente representa as ideias de Sócrates”, ressaltou.

Homenagens

Ao chegar na escola Nacional Florestan Fernandes, Lula visitou a biblioteca com livros doados por apoiadores do projeto e foi recebido pela coordenação do MST e companheiros de luta.

Antes da partida, Chico e Lula participaram de uma mística feita pela CUT e pelo MST na qual a música “Apesar de Você” foi recitada e com o refrão cantado pelos presentes, como símbolo de protesto ao período pós-golpe e à perseguição jurídica feita contra o ex-presidente.

Na ocasião, o compositor recebeu o prêmio Democracia e Liberdade, que homenageia aqueles lutam em defesa dos diretos dos brasileiros e brasileiras e pelo Estado Democrático de Direito. Em 2011, o ex-presidente recebeu a premiação.

“Estou muito honrado até porque, de certa forma, ajudamos junto com outras pessoas como Sebastião Salgado ajudando a criar a escola Nacional Florestan Fernandes. Fernandes era muito amigo do meu pai e me lembro dele durante a minha infância. Repartir esse prêmio com colegas que na ditadura lutaram e, como eu, se ligaram ao movimento sindical, o embrião do Sindicato dos Metalúrgicos, onde conheci Lula, é uma honra”, declarou Chico. O compositor doou os direitos autorais de composições que integram o livro ‘Terra’, que traz ainda textos de José Saramago e fotografias de Sebastião Salgado, durante a idealização da escola.

Lula e Chico na inauguração do campo Sócrates Brasileiro

O ex-presidente também foi presentado com uma cesta de produtos orgânicos feitos a partir da economia solidária. Durante a homenagem, o coordenador nacional da CUT, Vagner Freitas, lembrou os períodos da ditadura e falou sobre a importância das mobilizações feitas em janeiro em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato.

“Precisamos reafirmar que Lula é inocente e que ele está passando por uma perseguição da grande mídia, de parte da Justiça. Por isso, todos nós precisamos estar presentes no dia 24 em vigília e apoio ao nosso ex-presidente”, afirmou.

Homenagem a Sócrates e defesa de Lula

Jogando de vermelho pelo Veteranos do MST, o coordenador do movimento João Pedro Stédile falou sobre a importância da inauguração do campo da escola que desde sua implantação foi feita com base na solidariedade. Para ele, assim como o exemplo dos apoiadores do projeto, o jogo uniu as esquerdas em defesa da democracia, da candidatura de Lula e da retomada dos direitos dos brasileiros.

“Eleição sem Lula é fraude porque hoje ele representa a classe trabalhadora, ele é o símbolo do trabalhador brasileiro. É tarefa da classe trabalhadora não só defende-lo como pessoa, mas também como símbolo da resistência e da democracia”. Stedile aproveitou para convocar os apoiadores para estarem em Porto Alegre a partir do dia 22 de janeiro.

O vereador Eduardo Suplicy, que também jogou ao lado de Chico e Lula, comemorou a confraternização e fez um paralelo com a luta pela democracia.

“Foi um encontro muito especial, principalmente com a inauguração de um campo que leva o nome do querido doutor Sócrates, capitão da democracia. Ele foi um enorme batalhador pela democratização do Brasil e pelas Diretas Já junto com Chico, Lula, Geraldo Vandré, Caetano e outros.”

Um dos jogadores do time Amigos do Chico, o ex-prefeito Fernando Haddad falou sobre o significado da escolha do nome Sócrates para o campo da escola.

“Sócrates reunia em si um ideal de um sujeito que jogava bem dentro de campo, mas fora de campo também. Ele é uma referência até hoje também como militante das causas justas. Os gols que ele fez fora de campo foram mais bonitos que os de dentro do campo”, declarou o petista, que também lembrou que a UPA da zona leste de São Paulo faz justa homenagem ao jogador.

O escritor Fernando Morais falou sobre a situação atual do país e disse que a partida de futebol resume bem a vontade do povo brasileiro. “Esse jogo tem um significado muito maior que um jogo de futebol. Estamos vivendo um momento grave no Brasil, da qual essa corja que tomou o poder está vendendo o país a preço de banana na Bacia da Almas. O dia de hoje mostra de que lado o país está”.

Ex-ministro da Saúde e vice-presidente do PT, Alexandre Padilha disse que a confraternização ajudou a esquerda a reunir forças para enfrentar as batalhas de 2018. Ele comemorou, ainda, o grande encontro em campo e na política de dois grandes atores do período democrático: MST e CUT.

O senador Lindbergh Farias, autor de um gol para o time Amigos do Chico, comemorou em campo e fora dele: “Acho que a mensagem é essa, foi revigorante, então temos que olhar para o povo brasileiro e dizer que vamos sair dessa crise que veio com o golpe. Vamos colocar Lula de volta, mas pra isso precisamos de muita mobilização”.

Para o vice-presidente do PT Márcio Macedo, o jogo entrou para história, pois foi um dia em que as esquerdas se reuniram em nome da retomada democrática. “Chico e Lula deram o pontapé inicial para o ano 2018, quando vamos restabelecer o Estado Democrático de Direito.”

De acordo com a coordenação do MST, o processo de construção do campo Dr. Sócrates Brasileiro durou cerca de um ano e contou com o apoio de colaboradores.

Desde o seu financiamento, cerca de 60 mil reais, que foram arrecadados através de uma campanha de financiamento coletivo, lançada em junho de 2016 e apoiada por artistas, jornalistas e esportistas de todo o país; até a idealização do projeto arquitetônico, que foi elaborado em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), com uma capacidade para receber 250 pessoas nas arquibancadas.

Veja trechos desse dia histórico para a esquerda brasileira:

Estamos ao vivo transmitindo a chegada do ex-presidente Lula no ato de inauguração do campo de futebol Dr. Sócrates Brasileiro, da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Sábado, 23 de dezembro de 2017

Lula joga na inauguração do campo Dr. Sócrates

Publicado por Lula em Sábado, 23 de dezembro de 2017

Por Ana Flávia Gussen ,da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do MST