Lula, Gleisi e Gleide se reúnem com secretários de 26 estados

A reunião foi realizada nesta segunda (7) pela secretária Nacional de Organização, em São Paulo, para discutir encontros setoriais e outras pautas

Paulo Pinto/Agência PT

Reuniãoda Sorg com Lula, Gleisi Hoffmann e Gleide Andrade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta do PT, senadora, Gleisi Hoffmann, e a secretária Nacional de Organização, Gleide Andrade, participaram na segunda-feira (7) de um encontro com os secretários de estado de organização do PT de 26 estados.

A reunião, promovida pela Secretaria Nacional de Organização, contou com uma pauta diversa incluindo o calendário dos encontros setoriais estaduais e nacional, previstos para setembro e outubro deste ano. Também foram discutidas novas ações da Sorg, como a implantação de novas tecnologias para aprimoramento da base de dados do PT,  e do programa Brasil que o Povo Quer, feito em conjunto com a Fundação Perseu Abramo.

A secretária nacional de organização Gleide Andrade anunciou a criação do Plano Nacional de Organização do PT, que cria um calendário de agendas para as secretarias de organização a partir de um trabalho coordenado em conjunto com a secretaria nacional.

A ideia é também tornar as secretarias de organização um canal de informação para a elaboração dos palanques eleitorais nos estados. Ela falou sobre a ideia de ampliar e qualificar o banco de dados a partir da regionalização do partido.

“Precisamos nos organizar. Vamos trabalhar com ambiente de rede para as coisas funcionarem bem azeitadas até dezembro, quando vamos virar a chave para as eleições. Se nós temos 18% da preferência eleitoral com todos os ataques cotidianos da imprensa contra o PT, a criação dessa rede facilita muito os planos pra 2018”, declarou Gleide.

A secretária nacional de Organização também falou sobre a importância do partido facilitar a filiação através da internet para garantir maior participação na vida orgânica do partido.

Também foram discutidas as realizações das eleições extraordinárias dos diretórios municipais, conhecido como Processo de eleição Direta Extraordinário (Pedex). Como explicou Gleide Andrade, alguns  municípios estão com dificuldades de cumprir a paridade e as cotas.

Nesses casos, são registrados os chamados “diretórios precários” que tenham o número de componentes inscritos nas chapas que disputaram o PED suficiente para garantir o quórum para deliberação. Esses poderão realizar o Pedex para a eleição de um diretório pleno.

“Como o TSE limitou a validade para das comissões provisórias para 120 dias, vamos realizar o Pedex no dia 3 de dezembro. A proposta de regulamento do processo será apresentada na reunião do diretório nacional em setembro”, explicou a secretária Nacional de Organização.

A inscrição das chapas será em novembro quando poderão se inscrever filiados e filiadas com, pelo menos, 180 dias de filiação na data da eleição. Poderão participar do processo comissões provisórias aprovadas até 4 de outubro e registradas até 4 de novembro de 2017.

Encontros Setoriais

Gleide Andrade reforçou a importância dos dirigentes divulgarem a data limite para que os filiados façam a opção setorial e possam participar dos encontros setoriais.

“É muito importante que todos os secretários de organização divulguem que dia 18 é o prazo final para fazer a opção setorial e garantir o quórum para a realização dos encontros e também uma maior participação dos petistas”, declarou.

Lula, Gleisi e Gleide com secretários de organização dos estados

Ela anunciou também o uso do Sistema de Óbito da Previdência Social (Sisob) para ajudar na manutenção da base de dados dos filiados petistas de todo o país. O sistema automaticamente retira das listas as pessoas falecidas, de acordo com o cadastro nacional, evitando sua defasagem.

Brasil que o Povo Quer

Dirigente da Fundação Perseu Abramo, Arthur Henrique destacou o papel relevante dos setoriais do PT na elaboração das propostas do programa Brasil que o Povo Quer, que servirá de base para um futuro programa de governo e orientação do partido nos próximos anos.

“Vamos propor uma participação ativa dos petistas na construção de uma proposta do plano de governo para o Brasil que o Povo Quer, que contará com dois eixos. Um é criar uma proposta de escuta da sociedade através de uma plataforma digital. A outra é discutir o envolvimento dos diretórios estaduais e municipais ao pensar as realidades regionais do país e trazer isso pra dentro do plano”, declarou Arthur.

Todos os secretários estaduais de organização participaram da atividade que durou todo o dia, e na qual foram apresentadas também dúvidas e dificuldades enfrentadas pelos dirigentes em cada estado.

Para Gleide, os encontros setoriais são a fonte principal para mapear as demandas da sociedade e auxiliar nos programas de governo e partidário.

“Agora começamos uma nova fase. Na quinta-feira (10) vou ao Espírito Santo conversar com os secretários municipais de organização e nos planejarmos para essas tarefas.”

Da Redação da Agência PT de Notícias