Lula e movimentos sociais abraçam Petrobras

Ex-presidente enumerou os impactos positivos na criação de empregos, ativação da indústria naval e como fonte de recursos para saúde e educação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, nesta segunda-feira (15), durante ato em defesa do pré-sal, da Petrobras e do Brasil, no Rio de Janeiro, que os brasileiros devem se orgulhar da estatal brasileira.”Fiz questão de vestir a camisa da Petrobras para este ato. Esta camisa deve orgulhar não apenas os petroleiros, mas também os brasileiros, por tudo que a Petrobras representa para esse País”, disse.

Ele voltou a ressaltar a importância dos royalties para a evolução da educação brasileira. “O pré-sal é o passaporte para o futuro. Quem está contra os 75% dos royalties para educação e os 25% para saúde?”, questionou Lula. “Certamente, não é nenhum trabalhador, nenhum petroleiro, nenhum brasileiro que ama o Brasil”, disse”, completou.

Abraço – Ao final do evento, convocado pela direção da Federação Única dos Petroleiros (FUT), por centrais sindicais, movimentos sociais e estudantes, os participantes deram um abraço simbólico na sede da Petrobras.

Ainda durante discurso, o ex-presidente relembrou a descoberta do pré-sal e da evolução do setor naval do País. Ele defendeu a investigação e punição, caso comprovado, dos envolvidos em supostos casos de corrupção na empresa brasileira. “Se alguém roubou, que seja investigado, julgado e, se for culpado, que vá para a cadeia”, declarou o ex-presidente.

“Os milhares de trabalhadores dessa empresa não podem ser confundidos com alguém que tenha cometido um erro qualquer”, afirmou Lula, no ato que contou com a participação de sindicalistas, do ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra, do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e do ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc.