Lula em Campos: “Quero provar que a elite não tem competência”

Após passar pelo Espírito Santo, caravana Lula pelo Brasil chega ao Rio de Janeiro com ato em Campos dos Goytacazes

Ricardo Stuckert

Lula com o senador Lindbergh Farias no ato em Campos dos Goytacazes

A chegada do ex-presidente Lula ao estado do Rio de Janeiro na noite desta terça-feira (5) aconteceu na cidade onde foi inaugurada a primeira escola técnica do Brasil. “Foi aqui, em Campos de Goytacazes, que Nilo Peçanha fez a primeira escola técnica, em 1909”, afirmou no ato de abertura no Jardim do Liceu.

Não por acaso, Lula visitara pela manhã o Instituto Federal do Espírito Santo, em Cariacica, o terceiro melhor do país e motivo de orgulho para o petista. Em um dia marcado pela profunda relação do ex-presidente com o ensino técnico, a educação pautou boa parte do discurso da noite.

“De 1909 até 2003, a elite brasileira só fez 140 escolas técnicas. Nós do PT, em apenas 12 anos, fizemos 500 escolas técnicas nesse país”, lembrou. “Há 10 anos, a gente entrava em uma faculdade e só via branco rico. Hoje tem negro, sertanejo, gente da periferia. A inteligência não está no berço, está nas oportunidades.”

“Sou oriundo de um curso técnico. Por isso, fui o primeiro de oito irmãos a ganhar mais que o salário mínimo, a ter um carro, uma casa. Soberania é um povo com emprego, salário e autoestima. E isso a gente só vai conseguir se investir muito em educação”, acredita Lula.

No trajeto desde o Espírito Santo, o ex-presidente fez paradas ainda em Iconha e Cachoeiro do Itapemerim para receber o abraço de até logo do povo capixaba enquanto prossegue com sua caravana.

Lula chega ao Rio de Janeiro em um momento delicado não só para o estado, mas para todo o país. “O Brasil vive possivelmente a maior crise da sua história. O Brasil está sendo governado por um presidente golpista, por alguém responsável por rasgar 54 milhões de títulos de eleitores que votaram na Dilma, alguém que só é aceito pelo mercado para poder vender o Brasil. Que ele se prepare, porque eu estou me preparando, e se eu voltar à previdência, muita coisa vai mudar nesse país”, anunciou.

“Não tem saída para o estado do Rio de Janeiro sem a participação do governo federal”, alertou o ex-presidente, que lembrou também que, há mais de uma década, esteve aqui e prometeu investimentos em infraestrutura “Eu estava cansado de ver o Rio de Janeiro aparecer nas primeiras páginas dos jornais apenas pelo aumento da criminalidade. Para o Rio de Janeiro voltar a crescer, a Petrobras tem que voltar a investir. A Petrobras precisa novamente fazer investimento na industria de óleo e gás, a gente precisa fazer estaleiro, fazer navio, fazer sonda e fazer plataforma aqui.”

Nesse novo momento pós-golpe, Lula está consciente de que a situação pede seriedade e comprometimento da classe política. “Disseram para eu não vir ao Rio de Janeiro porque o povo está muito desacreditado, mas,  se o povo está desacreditado, a gente tem que conversar com o povo. Não é com mentira, não é com garganteio.”

“O Rio de Janeiro é extraordinário. Às vezes, fico pensando como um povo pode ser tão alegre, como um povo conta piada de si mesmo, e como esse povo pode ser tão traído por certos políticos. O que eu quero é provar para eles que a elite brasileira não tem competência. Se não teve competência para resolver o problema da educação, se ela está com raiva porque a empregada doméstica agora tem carteira profissional e a filha da empregada doméstica pode estudar Engenharia, pode ser advogada. Se o filho do pedreiro agora pode ser engenheiro, eu quero dizer que eu não quero tirar o filho de ninguém da universidade. Não quero tirar a vaga de ninguém, a única coisa que eu quero é que as pessoas mais humildes possam estudar na igualdade de condições.”

“Paulo Freire dizia que, quando a pessoa come, a pessoa fica bonita e inteligente, por isso a gente quer que todo mundo tome café, almoce, jante e ainda coma algo antes de dormir e tenha oportunidade de estudar”, encerrou.

Lula Pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro, que acontece em dezembro, é a terceira etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo. Em outubro, foi a vez do estado de Minas Gerais.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Assista à íntegra do ato em Campos dos Goytacazes

#AOVIVO – A Caravana #LulaPeloBrasil chega ao Rio de Janeiro! Campos dos Goytacazes é a primeira cidade a receber o ex-presidente Lula no estado. #LulaPeloRiodeJaneiro

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Por Clarice Cardoso, da Agência PT de Notícias, enviada especial à caravana Lula pelo Brasil – SE

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast