Lula em Cruz Alta: “Se eu voltar, vou fazer o povo voltar a sorrir”

No Rio Grande do Sul com a quarta etapa da caravana Lula pelo Brasil, ex-presidente diz que “faltava para a oposição conhecer a alma e a mente do povo brasileiro”

Ricardo Stuckert

Lula recebe e dá carinho à ao povo de Cruz Alta (RS)

Música, palmas e alegria deram o tom da breve parada feita nesta quinta-feira (22) em Cruz Alta, no noroeste do Rio Grande do Sul, onde foi recebido por uma multidão para um ato pacífico nesta quarta etapa de Lula pelo Brasil.

Um pequeno grupo organizado pela direita tentou interferir na realização do ato com demonstrações hostis de ódio e violência. Contudo, seus gritos não foram o suficiente para abafar o canto daqueles ali reunidos em nome da democracia e de um país para todos e todas. Os fogo de artifício soltos para atrapalhar os discursos foram ressignificados, aplaudidos e, de sinal de intolerância, se transformaram em símbolo de alegria e comemoração.

Foram inclusive agradecidos pelo ex-presidente, que brincou: “Fiz muitas campanhas, e nunca tive a chance de ter fogos de artifício nos meus atos. Hoje, graças a eles, realizei este sonho. Obrigado!”

Ao lado da presidenta legitimamente eleita Dilma Rousseff, do ex-governador Olívio Dutra, e do ex-ministro Miguel Rossetto, e do prefeito Vilson Roberto, a caravana foi recepcionada por uma população que sente na pele os benefícios do modo petista de governar e sabe qual foi o partido responsável pela geração de milhares de empregos e pela maior expansão de institutos de ensino médio e técnico e universidades federais na história do país.

Dirigindo-se ao povo, Lula relembrou o esforço do PT em combater a pobreza no Brasil. “Vocês sabem que tem um fato que fez o nosso partido ser respeitado no mundo inteiro, que ninguém consegue compreender, como em apenas 12 anos a Dilma e o Lula conseguiram tirar 36 milhões de pessoas da pobreza extrema e colocar 40 milhões de pessoas para um padrão de classe média.”

Segundo o ex-presidente, as razões para a intolerância está em termos uma elite que não aceita, e não quer aceitar, a ascensão social proporcionada pelos governos do PT. “As pessoas não conseguem entender como que nós em apenas 12 anos fizemos quatro vezes mais escolas técnicas do que nossos adversários fizeram em 100 anos. As pessoas não conseguem entender como que nós em apenas 12 anos colocamos mais estudantes nas universidades do que eles colocaram em todo século 20”, afirmou.

“Não conseguem compreender como uma menina negra da periferia, filha de empregada doméstica ou de um ajudante de pedreiro pode passar no Enem, pode fazer o Prouni, pode ter uma bolsa do Fies e pode ser uma doutora. Eles não conseguem entender como que essa mulher [Dilma Rousseff], criando o Ciência sem Fronteiras, mandou 10 mil jovens brasileiros com bolsa de estudo no exterior”.

Povo escuta Lula em Cruz Alta

Lembrando dos programas sociais, Lula afirmou que “não entendem como nós, em pouco tempo, conseguimos tirar 15 milhões de brasileiros que viviam nas trevas a base do candeeiro quando nos criamos o Luz Para Todos. Nós fomos levar o século 21 para quem vivia no século 18”.

“Nós descobrimos fazendo pesquisa e investimento, a maior jazida de petróleo do século 21, e quem sabe não exista outra no mundo. Por isso acho que eles tiveram tanto ódio de nós”.

“Eles sabem que nós queremos cuidar das nossas florestas, nós queremos cuidar dos 12% de água doce do mundo que temos nesse país. Eles sabem que nós queremos crescer, porque com o crescimento a gente paga salário, distribui renda, gera mais emprego, mais consumo. Eles sabem que a gente vai colocar mais jovens na universidade porque não queremos um país eternamente exportador de ferro e soja.”

Lula afirmou que a perseguição da qual é alvo não se compara com o sofrimento do povo brasileiro com o governo golpista. “Eu quero que vocês fiquem tranquilos. Temos mais de 14 milhões de desempregados nesses pais, milhões de jovens querendo emprego, milhões de pessoas querendo oportunidade para trabalhar, e para isso temos que dedicar nosso esforço cotidiano, por isso que luto.”

“Eu sou um torneiro mecânico que não tem diploma em uma universidade e provei que tenho mais competência para governar esse país que essa elite que tanto estudou, e que não vale para nada o estudo que eles tiveram. Eu tive uma formação que eles não tinham. Eles falavam inglês, eles falavam francês, tinham pós-graduação, e mestrado, mas faltava para eles conhecer a alma e a mente do povo brasileiro e isso eu sei muito mais do que eles.”

“Se preparem porque estão tentando impedir que eu volte a ser presidente desse país, mas se eu voltar eu vou fazer esse povo voltar a sorrir, ser otimista, e vou voltar a fazer esse povo sonhar, porque um povo que não sonha, não tem alegria. Nós vamos olhar para todos, mas quem terá um olhar mais carinhosos, será o povo pobre e trabalhador”, finalizou o ex-presidente.

Da Redação da Agência PT de Notícias