Lula em MG simboliza esperança em novo projeto, dizem deputados

Reginaldo Lopes, Patrus Ananias, Adelmo Leão, Margarida Salomão e Padre João falam sobre expectativas da caravana do Lula em Minas Gerais na próxima semana

Arquivo Adelmo Leão

Foto de caravana do Lula por Minas Gerais em 1994

Depois de passar pelo Nordeste com a caravana Lula pelo Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Minas Gerais no dia 23 de outubro, onde percorrerá as estradas do estado até o dia 30 do mesmo mês. Para deputados da bancada mineira do PT, a viagem de Lula simbolizará a esperança em um projeto de desenvolvimento do país. Além disso, poderá ser um momento de conscientização para a resistência e luta do povo.

O percurso da caravana será todo feito de ônibus por Lula e envolve sete regiões do estado, totalizando, pelo menos, 14 cidades. Lula inicia sua caravana por Minas pelo Vale do Aço, um dos berços do Partido dos Trabalhadores, em Ipatinga, no ato “Em defesa da soberania nacional”.

Depois do ato de abertura, a caravana segue para o Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha, passa pelo Norte de Minas, Região Metropolitana de Belo Horizonte e termina em um grande ato na capital mineira, no dia 30 de outubro.

Para o deputado Padre João, essas caravanas significam um resgate da esperança para o povo. “Em um momento que o País vivia refém do FMI, do capital internacional, o Lula veio e deu uma guinada no país, tirando milhões de brasileiros do Mapa da Fome com as universidades, os institutos federais, incentivos à agricultura familiar. Depois do golpe, o país está voltando ao abismo”, diz. A deputada Margarida Salomão também acredita que o povo poderá ver na caravana uma grande esperança.

“O povo mineiro tem muitas saudades de Lula e Dilma. Lula encontrará um povo amigo, que quer abraçá-lo”, diz Salomão. A deputada destacou a grande expansão do ensino federal no Estado sob os governos petistas. 95 cidades ganharam institutos e universidades federais. Margarida lembra, porém, que, apesar da ação corajosa do governador Fernando Pimentel, o Estado foi afetado pela crise instaurada pelo governo golpista de Michel Temer.

Caravana do Lula em Minas Gerais em 1994

Já para o deputado Adelmo Leão, Lula será a força motivadora de conscientização do povo. “O processo de quebra desse golpe está nas mãos do povo e Lula é um símbolo”, afirmou.

Adelmo lembra que Minas Gerais também é vítima da destruição que o Brasil está vivendo, da educação, saúde, políticas públicas de um modo geral. E, por isso, a visita de Lula é importante para a conscientização do povo.

Lula começa a caravana por Ipatinga, cidade que, segundo o deputado Reginaldo Lopes, vive a crise da siderurgia que atinge todo o país. “Há um desmonte da siderurgia, e o vale do aço sofre com a recessão e estagnação”, disse. E depois, conta ele, o ex-presidente Lula vai percorrer o país real, como o vale do Mucuri e o Vale do Jequitinhonha.

Lula e deputado Padre João

“A caravana vai pegar a região mais pobre de Minas, começa pelo Vale do Aço em Ipatinga, que já foi uma região próspera e está enfrentando grave crise. Passa por Governador Valadares, que vem enfrentando desafios no campo social, depois Vale do Mucuri, o Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do Brasil, vindo para direção de Belo Horizonte passando por Diamantina, Bocaiúva e Cordisburgo, terra de Guimarães Rosa”, explica o deputado Patrus Ananias.

O norte mineiro é uma região de semi-árido e sofre com a crise hídrica. Para Reginaldo Lopes, é uma vergonha que, em pleno século XXI, o Brasil não tenha políticas públicas de combate à seca – os recursos para a construção de cisternas foram cortados em 96%.

Ex-presidente Lula em caravana de 1994

“Em toda Minas Gerais temos que rediscutir a questão hídrica, nossa relação com a mãe terra e toda a biodiversidade, com as matas, recuperação das nascentes”, afirma Padre João. “Ao começar em Ipatinga – é ali no Vale do Aço, onde já passa o rio Doce – vamos discutir o crime da Vale e da Samarco. Que mineração que queremos? Para quem são essas riquezas naturais?”, questiona.

Para o deputado Patrus Ananias, “as caravanas são importantes para resgatar o legado dos nossos governos, porque os golpistas estão muito empenhados em desconstituir tudo que nós fizemos. O legado é muito importante, sobretudo no campo social. Tiramos milhões de famílias da miséria, da pobreza extrema”.

Patrus Ananias e o ex-presidente Lula em 2004

Adelmo denúncia que o país vive um novo momento de concentração de riquezas, um modelo que foi confrontado por Lula e Dilma e agora retorna. “As políticas públicas estão comprometidas de maneira avassaladora”, disse ele.

Outra discussão importante, segundo Reginaldo, é o desmonte da educação.”Vamos discutir o desmonte da educação sobre as universidades: 0% de investimentos nas universidades. desmonte total do fies, e total estagnação investimento da escola básica”, disse ele.

“É um momento que tem que enfrentar problemas antigos, e, ainda, enfrentar problemas novos, do século XXI.Então mais do que falar, é um momento do presidente ouvir, para que a gente possa juntos a partir da nossa experiência e legado, possa preparar um novo programa para o século XXI” afirmou o deputado.

Caravana do Lula em 1994

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Minas Gerais, que acontece em outubro, é a segunda etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Da Redação da Agência PT de Notícias