Lula vai à Justiça contra ‘Época’ por danos morais

Ação é motivada por reportagem na edição de 20 de abril. Mesmo sem provas e após esclarecimentos do Instituto Lula, a revista insiste nas falácias e publica mais uma matéria nesta sábado (29)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ingressou com ação por reparação de danos morais contra os jornalistas da revista “Época” Diego Escosteguy, Thiago Bronzatto e Filipe Coutinho, por reportagem publicada na edição de 20 de abril.

Bronzatto e Coutinho são os repórteres que assinam as oito páginas de reportagens que acusam Lula de ser operador de esquema de corrupção; Escosteguy é editor-chefe da publicação semanal da “Editora Globo”.

“A matéria está repleta de falácias e afirmações vis – todas, sem exceção de uma sequer – divorciadas das práticas éticas e sensatas do bom jornalismo. (Os autores da reportagem) imputaram a Lula a prática de conduta criminosa sem um fiapo sequer de prova”, afirma a ação, protocolada na 12ª Vara Cível de Brasília, no último dia 21 de agosto.

O Instituto Lula expôs as inúmeras incorreções das reportagens, em detalhes, em esclarecimento público intitulado “As sete mentiras da capa de Época sobre Lula”.

Em resposta, a revista reafirmou as informações publicadas, segundo o Instituto Lula, “de forma genérica”.

Mesmo com os esclarecimentos apresentados pela assessoria do ex-presidente, o veículo insiste na tese, sem provas, e publica neste sábado (29) reportagem no qual acusa o petista de intermediar negócios de empreiteira em Cuba.

A argumentação dos advogados de Lula também ressalta o sensacionalismo com que as informações, “ainda que falsas”, foram tratadas na reportagem do dia 20 de abril.

“Tudo, das chamadas ao texto inserto na capa, foi organizado e planejado para que a revista tivesse grande repercussão na sociedade. E, de fato, teve. Não pelos méritos de uma reportagem bem elaborada, mas por uma estratégia de usar a mentira como forma de obter indevido destaque, grande divulgação e venda”, afirma.

Em março de 2014, quando publicamente questionado pelo então ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa sobre mentiras publicadas em outra edição de “Época”, o editor-chefe da revista retratou-se em público rapidamente.

“Erros factuais, mesmo os pequenos, são inadmissíveis. Por eles, peço humildemente desculpas – sempre pedi e sempre pedirei”, escreveu, no período, em seu Twitter.

Da Redação da Agência PT de Notícias