Lula envia à África vídeo para encontro da erradicação da fome

Ex-presidente explica por que não está presente em encontro sobre políticas para o fim da fome inspiradas em práticas brasileiras feitas em seu governo

Ricardo Stuckert

Lula profere palestra a jovens africanos em 2014. Em 2018, eles foram privados de um novo encontro

Em 2013, o Instituto Lula, a FAO-ONU e a União Africana, que reúne os países africanos, fizeram um encontro sobre políticas sociais inspiradas na experiência brasileira implementada durante o governo Lula, com o objetivo de eliminar a fome no continente africano até 2025.

A União Africana adotou a meta como um objetivo oficial da entidade em junho de 2014, em um encontro em Malabo, Guiné Equatorial. E as novas metas do Milênio da ONU estabeleceram o ano de 2030 para que nenhuma criança passe fome no continente. A União Africana convidou Lula para debater o tema cinco anos após o primeiro encontro em sua sede, em Adis Abeba, Etiópia.

Um juiz brasileiro, não sabemos se ele conhece a Etiópia e a União Africana, proibiu Lula de participar do encontro.

O ex-presidente mandou essa mensagem em vídeo.

“Por isso companheiros eu quero dizer para vocês que a fome no mundo hoje não é mais falta de alimento, porque o mundo produz alimento de sobra. A fome no mundo hoje é na verdade falta de dinheiro para o povo mais humilde poder comprar, e dinheiro também não falta no mundo, porque são trilhões e trilhões de dólares que ficam sobrevoando os oceanos, especulando, ganhando dinheiro sem produzir uma única peça, vivendo de exploração, como nós sabemos que existe no mundo inteiro.”

Do Instituto Lula

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast