Lula envia carta a Gleisi e comemora vitória sobre a Lava Jato

“As mentiras dos delatores e procuradores eram tão evidentes que não havia outra decisão possível, apesar da imensa pressão da Globo para condená-la”

Ricardo Stuckert

Lula e Gleisi no 6º Congresso Nacional do PT

Após quatro anos de perseguições, a Justiça finalmente atestou o óbvio: Gleisi é inocente. A senadora e presidenta do PT foi absolvida com unanimidade pelo STF das falsas acusações feitas pela operação Lava Jato. De Curitiba, o ex-presidente Lula enviou uma carta parabenizando a amiga e companheira de tantas lutas.

“Eu espero que com esse processo seja o marco de um novo momento nas questões do judiciário brasileiro, em especial dos processos da Lava Jato”, disse Gleisi antes de ler a mensagem do ex-presidente durante a reunião das bancadas do PT na Câmara e no Senado, na tarde desta quarta-feira (20), em comemoração à absolvição.

Lula reafirmou o fato de parte do Judiciário praticar o lawfare (guerra jurídica) para destruir politicamente as lideranças do PT. Ele aproveitou para reforçar a maneira como a senadora e amiga sempre enfrentou tais acusações. “E você enfrentou toda essa pressão com a indignação dos inocentes e a coragem dos que lutam pela verdade e pela justiça. Você é forte, sempre esteve ao lado do povo, e é a presidenta do Partido dos Trabalhadores. É por isso que eles tentaram te destruir numa farsa judicial”, disse Lula.

Lula aproveitou para reafirmar que, com a absolvição de Gleisi, a Lava Jato perde, mais uma vez, e que os dois vão manter a luta para retomar a democracia e um Brasil para todos. “Nada espero dos que te acusaram falsamente. Mas tenho certeza de que o povo brasileiro saberá reconhecer seu exemplo de coragem e integridade para enfrentar a máquina de mentiras da Lava Jato e da TV Globo. E assim, de vitória em vitória, vamos reconstruir este país e restaurar a esperança na democracia, na justiça e na igualdade”.

Gleisi lê carta de Lula em reunião das bancadas do PT para celebrar sua absolvição

Por 5 votos a zero, os ministros rejeitaram a acusação dos procuradores por falta de provas, consideradas “raquíticas e inconclusivas”, e também pelas contradições nas versões dos delatores e ausência do chamado “ato de ofício”. Paulo Bernardo e o empresário Ernesto Kluger também foram inocentados.

Para a senadora, a decisão pode contribuir para a absolvição do ex-presidente, que será julgada pelo Supremo na próxima terça (26). “Acho que nós podemos começar a pensar em reestabelecer a seriedade do processo judicial no Brasil. E acho que pode ter um efeito positivo para o presidente Lula.”

Leia a carta de Lula na íntegra:

“Querida companheira Gleisi Hoffmann,

Recebi com muita alegria a notícia de que o STF, por unanimidade, declarou você e o companheiro Paulo Bernardo inocentes, perante as falsas acusações da Lava Jato e da Procuradoria Geral da República.

As mentiras dos delatores e dos procuradores eram tão evidentes que não havia outra decisão possível, apesar da imensa pressão da Rede Globo para condená-la.

Foram quase quatro anos de notícias falsas e parciais. Nunca levaram em conta os argumentos da defesa nem as contradições entre os depoimentos dos delatores, que mudavam de versão cada vez que suas mentiras eram derrubadas pelos fatos e pela investigação.

E você enfrentou toda essa pressão com a indignação dos inocentes e a coragem dos que lutam pela verdade e pela justiça. Você é forte, sempre esteve ao lado do povo, e é a presidenta do Partido dos Trabalhadores. É por isso que eles tentaram te destruir numa farsa judicial.

No julgamento dessa terça-feira, sua defesa mostrou que a Lava Jato construiu uma denúncia falsa a partir de depoimentos negociados com criminosos, em troca de benefícios penais e até financeiros.

E pela primeira vez o STF reagiu claramente diante da indústria de delações em um caso concreto, desmoralizando o discurso e a prática da Lava Jato.

Sua absolvição, conquistada por unanimidade, diz muito sobre sua integridade e reputação como pessoa honesta e líder na política.

Mais do que isso, foi uma importante vitória da democracia e do estado de direito sobre os que vêm tentando impor um regime de exceção contra o PT e as forças populares e democráticas mais expressivas do país.

E agora me pergunto: quem vai te pedir desculpas por quatro anos de acusações falsas, de manchetes nos jornais e na Rede Globo, que tanto sofrimento causaram a você, seus amigos e companheiros?

Nada espero dos que te acusaram falsamente. Mas tenho certeza de que o povo brasileiro saberá reconhecer seu exemplo de coragem e integridade para enfrentar a máquina de mentiras da Lava Jato e da TV Globo.

E assim, de vitória em vitória, vamos reconstruir este país e restaurar a esperança na democracia, na justiça e na igualdade.

Salve companheira Gleisi, salve companheira inocente!

A verdade sempre vencerá!

Um grande abraço do Lula

Curitiba, 20 de junho de 2018”

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast