Lula envia carta nominal para agradecer os grevistas de fome

Ex-presidente fez questão de “agradecer o gesto e a atitude” dos militantes em “defesa da democracia, da liberdade e dos direitos do povo”

Ricardo Stuckert

Lula

Em carta redigida a próprio punho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem aos sete militantes de movimentos populares que estão há 25 dias em greve de fome, em defesa de sua liberdade e pedindo justiça ao Supremo Tribunal Federal (STF). O texto foi escrito na última quarta-feira (22).

Os militantes dos movimentos populares se voluntariaram para participar da greve de fome, utilizada como instrumento político para pressionar a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo, para que se coloque em pauta a votação das Ações Declaratórias Constitucionais (ADCs).

As peças jurídicas pedem que o STF reveja um posicionamento, adotado em 2016, que permitiu a prisão após condenação em segunda instância. A mudança de posicionamento implicaria na libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de milhares de outros brasileiros que não tiveram amplo direito a defesa nas instâncias superiores.

“Não tenho palavras para agradecer o gesto e a atitude de vocês em defesa da democracia, da liberdade, da expressão em defesa dos direitos do povo trabalhador do campo e da cidade e também pelo direito de eu ser candidato à Presidência da República”, escreveu Lula.

Confira a íntegra do texto:

“Caros Companheiros e Companheiras,

Jaime Amorim, Zonália Santos, Rafaela Alves, Frei Sérgio, Luiz Gonzaga, Vilmar Pacifico e Leonardo Soares,

Não tenho palavras para agradecer o gesto e a atitude de vocês em defesa da democracia, da liberdade, da expressão em defesa dos direitos do povo trabalhador do campo e da cidade, e também pelo direito de eu ser candidato à Presidência da República.

Não sou candidato de mim mesmo, sou candidato de uma causa, sou candidato porque o povo quer, sou candidato para garantir a Soberania Nacional, para terminar de fazer a Reforma Agrária e dar aos pequenos agricultores da Agricultura Familiar os direitos e o respeito que eles merecem.

Vamos juntos derrotar os candidatos das elites e da Globo, porque vocês fizeram com que, pela primeira vez, o povo brasileiro fosse no Supremo Tribunal Eleitoral inscrever um candidato.

Minha total solidariedade, cuidem-se porque o Brasil precisa do gesto e do voto de vocês!

A luta continua, venceremos.

Lula

Por Brasil de Fato