Lula: Falar sobre juventude é falar sobre o futuro do Brasil

O ex-presidente conversou com jovens no ato “O Brasil não abre mão do seu futuro” em Teresina (PI), neste domingo (3)

Ricardo Stuckert

Ato com Lula "O Brasil não abre mão do seu futuro" em Teresina.

“Eu já tive a idade de vocês, eu sei o que pensa um jovem, mas a sociedade avançou tanto e eu não sei mais o que pensa o jovem do século 21, mas tratando-se de sentimento, podemos conversar de igualdade de condições.”

Foi assim que o ex-presidente Lula começou a conversa com a juventude durante o ato “O Brasil não abre mão do seu futuro”, em Teresina, no Piauí, neste domingo (3). Lula está na cidade com a caravana Lula pelo Brasil.

Segundo o ex-presidente, os jovens de seu tempo sonhavam menos e não cogitavam fazer universidade, por falta de oportunidades e incentivos do governo.

“Naquele tempo, um jovem não podia estudar na universidade se ele fosse de uma família pobre.  A gente só pensava em trabalhar e o dia mais orgulhoso da minha vida foi quando eu tirei a minha carteira de trabalho, aos 18 anos.”

Com Lula, esse cenário mudou. O governo passou a olhar por aqueles que eram esquecidos e seu governo criou projetos de incetivo à educação, como o Prouni.

“Hoje, o Nordeste tem 20% dos estudantes universitários do pais, ele passou a região sul em número de universitário. Isso aconteceu porque eu tive consciência da situação do NE por causa da minha própria historia.”

Lula ainda lembra que, antes, a região só era conhecida por coisas ruins. “A seca é um fenômeno da natureza, mas a fome como consequência da seca é responsabilidade do Estado. Nós provamos que isso podia mudar, começando a transposição do são Francisco e com a construção de cisternas.”

Mas todo esse avanço é diariamente ameaçado pela gestão golpista, que não pensa nos direitos e benefícios do povo brasileiro.

“Eu sei da incerteza do futuro de vocês, o mercado de trabalho esta cada vez mais impossível para os jovens com o governo golpista. Além disso, vocês têm que lidar com a violência que a minha juventude não tinha, podíamos brincar na rua e não ouvíamos noticia de que a policia tinha matado, em sua maioria, meninos negros.”

O ex-presidente ainda ressaltou que a juventude é o futuro desse país e que a esperança não pode morrer.

“Temos que fazer com que a juventude brasileira tenha uma vida mais esperançosa, de que o jovem vai se formar e conquistar um trabalho. Isso é um desafio para nós, governantes, e pra vocês jovens, porque não pensem que tem governo capaz de fazer o que vocês não querem”.

E é justamente essa esperança que o governador Wellington Dias explicou.  “Você é mais do que o Lula, é a esperança do povo brasileiro. No momento de tantas noticias ruins, ver um homem que tanto fez pelo Brasil chegar no NE e dizer que o Brasil tem jeito sim é emocionante. Precisamos ter alguém com compromisso com o povo e é isso que Lula significa”.

Lula está preparado e quer mudar o futuro do nosso país. “Não adianta a gente ficar discutindo a desgraça do pais, precisamos discutir a solução do país. Queremos um futuro livre, com cultura, emprego, educação. Por isso fizemos a caravana para poder conversar com vocês. Não há razão para desanimarmos”, finalizou.

Ato com Lula "O Brasil não abre mão do seu futuro" em Teresina. #LulapeloBrasil #LulapeloPiauíAcompanhe a cobertura completa da Agência PT de Notícias: http://bit.ly/aovivolulapelobrasil

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Domingo, 3 de setembro de 2017

Ato com Lula "O Brasil não abre mão do seu futuro" em Teresina. #LulapeloBrasil #LulapeloPiauí

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Domingo, 3 de setembro de 2017

Por Mariana Zoccoli, enviada especial ao Nordeste com a caravana Lula pelo Brasil, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast