Lula foi o presidente que mais trabalhou por Teófilo Otoni

Agora, com governo golpista, as políticas de desenvolvimento estão sendo ameaçadas, principalmente as políticas de assistência social

Prefeitura de Teófilo Otoni

Daniel Sucupira

Teófilo Otoni, a terceira cidade da rota que recebe a Caravana Lula pelo Brasil em Minas Gerais, está pronta para acolher o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não só a cidade, mas o Vale do Mucuri e o Vale de Jequitinhonha, que foram beneficiados com grandes conquistas na região, também aguardam a chegada do ex-presidente.

Assim como Lula mudou a cara do Brasil, a realidade de Teófilo Otoni também foi transformada por ele. E um grande fator dessa mudança foram os programas de inclusão social, que retiraram a população da miséria e da pobreza. “Antes era comum ver pedintes e pessoas que viviam sem oportunidade pelas ruas, mas os programas sociais como o bolsa família e as políticas de assistência, melhoraram a vida desse povo”, afirma o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira.

O município fica no interior do estado de Minas Gerais e localiza-se a nordeste da capital do estado. Sua população foi estimada em 134.745 habitantes, sendo 110.076 habitantes da zona urbana e 24.669 da zona rural, se posicionando como o 18º mais populoso do estado.

Conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, na Cidade de Teófilo Otoni

Segundo o prefeito, nos mandatos do PT, a cidade recebeu um campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, que transformou a vida da população, principalmente dos jovens, e consolidou Teófilo Otoni como polo universitário. Além da federal, foi criado o Instituto Federal (IFMG), que oferece diversos cursos técnicos.

O avanço nas pautas que envolvem a educação sempre foi um dos principais objetivo das gestões do ex-presidente Lula. Em quase todos os seus discursos, Lula lembra que o “filho do pobre” não tinha direito de ir para universidade. Mas agora, com as políticas de inclusão do PT, a oportunidade de um jovem entrar em uma instituição de ensino existe.

Não só a educação, mas outros programas de inclusão são marcas do governo federal na região. O Minha Casa Minha Vida é mais um exemplo dessas políticas que foram executadas com sucesso. Os conjuntos habitacionais em Teófilo Otoni beneficiaram diretamente mais de 500 famílias. O município recebeu, também, um restaurante popular, infelizmente fechado na gestão anterior, mas que segundo a prefeitura, será reaberto em breve.

“Lula investiu mais de 30 milhões em obras do PAC, de infraestrutura urbana, entre outras coisas nas regiões. Então, sem sombra de dúvidas, é um presidente que trabalhou para o nosso povo”, diz o prefeito.

Agora, com o governo golpista no poder, as políticas de desenvolvimento, no geral, estão sendo ameaçadas. Segundo Sucupira, isso afeta, principalmente, as políticas de assistência social, que sofrem com a redução da oferta de programas e projetos de infraestrutura urbana, entre outros.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Minas Gerais, que acontece em outubro, é a segunda etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast