Lula lidera pesquisas para presidência no estado de São Paulo

Segundo pesquisa do Ibope, Lula é o candidato favorito dos paulistas, enquanto Alckmin empata com Bolsonaro

Ricardo Stuckert

Lula nos braços do povo em São Bernardo

A preferência pelo nome do ex-presidente Lula para a presidência da República nas eleições de 2018 se mantém em alta, mesmo após ele cumprir a determinação da justiça e se tornar preso político. A preferência por Lula em todo o Brasil, mostrada nas pesquisas Vox Populi e Datafolha, se repete no estado de São Paulo, onde Lula lidera com 22% das intenções de voto, segundo pesquisa do Ibope divulgada na terça (24).

O estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral do País, com 33 milhões de eleitores, segundo os dados mais recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso equivale a 22,6% do total de eleitores registrados no Brasil.

Foram consultados 1008 eleitores na capital e no interior do estado, e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas entre os dias 20 e 23 de abril.

Nos cenários em que é apontado como candidato, o ex-presidente Lula lidera com folga. Entre os eleitores de São Paulo, ele alcança a preferência de 22%, seguido pelo deputado Jair Bolsonaro (14%), pelo ex-governador tucano Geraldo Alckmin (12%), Marina Silva (9%), Joaquim Barbosa (8%) e Ciro Gomes (3%).

Álvaro Dias (Podemos), aparece com 2%. Guilherme Boulos (PSOL), Manuela D´Ávila (PCdoB), Flávio Rocha (PRB), João Amoêdo (Novo), Michel Temer (MDB) e Rodrigo Maia (DEM) alcançaram, cada um, 1% das intenções de voto.O número de votos brancos e nulos somados chega a 19%. Cinco por cento preferiram não opinar.

A pesquisa do Ibope ainda tentou melhorar a situação dos candidatos da direita propondo cenários sem o ex-presidente Lula, mas não surtiu o efeito esperado: a disputa fica com Alckmin (15%) e Bolsonaro (15%) liderando, seguidos de Marina Silva (12%), Joaquim Barbosa (10%) e Ciro Gomes (6%). Sem o ex-presidente, a tendência de votos brancos e nulos aumenta, chegando a 25% neste cenário.

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast