Lula: “O brasileiro precisa conhecer a sua própria história”

Em visita às Ruínas de São Miguel das Missões (RS) nesta quinta (22), ex-presidente disse que é preciso lutar pela sobrevivência dos índios da região

Ricardo Stuckert

Lula visita o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, dando início ao quarto dia da caravana

Símbolo de resistência, o sítio arqueológico construído a partir do século 17 no interior do Rio Grande do Sul, São Miguel Arcanjo, recebeu nesta quinta-feira (22) a primeira atividade de Lula pelo Brasil, que neste mês percorre os três estados do sul do país.

No local, que é Patrimônio Mundial da Unesco e foi um dos beneficiados pela iniciativa petista PAC das Cidades Históricas, ele conversou com diversos índios remanescentes da etnia Mbyá-Guarani, povo que tinha a maior parte de sua população naquela região antes da chegada dos europeus.

Acompanhado do ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra, do ex-ministro e pré-candidato ao governo do estado Miguel Rossetto, da ex-presidenta Dilma Rousseff e diversas outras lideranças do PT, Lula falou da necessidade em manter as chamadas Ruínas São Miguel das Missões como peça fundamental para conhecer a história do Brasil durante os últimos quatro séculos.

“Eu quero agradecer aos companheiros que organizaram esta caravana porque geralmente a gente visita os lugares para fazer discurso. E fazer esta visita aqui nas ruínas foi possível ver que eles construíram uma coisa extraordinária e que este país poderia ter sido muito mais evoluído se não tivesse acontecido o extermínio  daqueles que já moravam no Brasil antes da chegada dos europeus.”

Lula ouviu testemunhos de diversos índios das cerca de 42 famílias indígenas que ainda vivem na região que tiveram suas vidas melhoradas a partir de programa como Luz para Todos e também muitos jovens guaranis que entraram na universidade pelo Prouni.

“Estão aqui os nossos descendentes que estão a duras penas sobrevivendo neste país que muitas vezes não quer reconhecer que os índios não pedem favor, pedem apenas reconhecimento.”

“Eles eram os donos disso aqui que foi tomado, quase que exterminado, mas continuam sobrevivendo. E cabe a nós termos compromisso com eles para que continuem sobrevivendo e sobrevivam bem.”

Em contraste com a dança e a alegria dos apoiadores e militantes que aguardavam o ex-presidente do lado de fora movidos pelo som da música típica gaúcha, um pequeno grupo organizado pela direita, com bombachas e tratores, tentou interferir na realização da visita e ofender os presentes com xingamentos machistas e de baixo calão. Não conseguiram, contudo, lograr seu objetivo de ofuscar a alegria e o espírito democrático dos que ali estavam em defesa de Lula, de seu legado e da democracia.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Da Redação da Agência PT de Notícias