Lula pode resgatar as esperanças nacionais, diz Rui Falcão

Para presidente do PT, mobilização contra reforma da Previdência ajuda a desmontar núcleo da política econômica golpista e garantir eleições de 2018

Alessandro Dantas/PT no Senado

Para Falcão, Temer aposta no desmonte de políticas fortalecidas nos governos do PT

O resultado do PIB divulgado na semana passada, mostrando que a economia caiu 3,6%, reflete parte da estratégia do governo federal de desmontar o que se construiu a partir dos governos do PT, alerta o presidente do partido, Rui Falcão. Combater esse desmonte é possível, afirma, também por meio da mobilização contra a Reforma da Previdência, que pode ajudar a colocar fim à perseguição ao presidente Lula, cabeça de um processo de “resgate das esperanças nacionais”.

“É fundamental a mobilização que se faz agora contra o desmonte da Previdência, porque a vitória nesse campo significa também desmontar o núcleo da política econômica golpista que está em ação no País. E essas mobilizações também vão ser capazes de deter o processo de perseguição ao Lula e garantir as eleições de 2018 – porque até isso está sendo colocado em xeque neste momento”, afirma. “Nenhum direito a menos, tanto na área trabalhista como na área dos direitos sociais, e Diretas Já com o presidente Lula encabeçando o resgate das esperanças nacionais.”

“Essa reforma vai afetar não só a vida das pessoas da cidade ou do campo – os trabalhadores de hoje e do futuro -, vai afetar a vida dos municípios. Isto, porque 70% das cidades dependem dos recursos da aposentadoria, maiores até do que o próprio repasse do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM”, explicou.

Impedir o desmonte e o cancelamento de direitos sociais conquistados a muito custo é também uma forma de reagir a uma tentativa de inviabilizar ações de um possível governo Lula no futuro. “Há um processo de desmonte da economia nacional até para que uma política renovadora não possa ser aplicada a partir de 2019, com a eventual eleição do presidente Lula.”

Para o presidente do PT, o governo de Michel Temer aposta no total desmonte das políticas sociais e inclusivas que ganharam musculatura a partir dos dois governos de Lula e mantidas por Dilma. Segundo Rui Falcão, a política externa brasileira, ativa e altiva, também dá lugar à submissão e ao alinhamento automático aos Estados Unidos.

Tudo começou com o ataque à Petrobras, seguiu pelo fim do sistema de partilha no qual a empresa seria operadora exclusiva do pré-sal detendo pelo menos 30%. O fim da política de conteúdo nacional é outro ataque. “Nesse caso, até os empresários que apoiaram o golpe contra Dilma são prejudicados”, disse ele.

Em outras frentes, o desmonte segue com a entrega de terras para estrangeiros. E mais: a área Cabeça de Cachorro, localizada na região noroeste do Amazonas, no extremo Norte do País, onde o Brasil faz fronteira com a Venezuela e a Colômbia, está pronta para ser liberada para exploração das mineradoras. E é nesta região que estão as maiores reservas indígenas já demarcadas.

No rol do desmonte, Rui cita a possível entrega da Base de Alcântara (MA) para os Estados Unidos. Quanto à Defesa Nacional, o ataque do governo segue adiante e tenta comprometer a construção do submarino nuclear. “As políticas para deixar o Brasil mais soberano estão sendo desmontadas. Por isso é fundamental a mobilização para brecar o núcleo da política econômica do governo golpista”, recomendou Rui Falcão.

Assista à entrevista:

*Da Redação​ da Agência PT de Notícias, com informações do PT no Senado.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast