Lula: Provamos que é possível construir o Brasil que queremos

Em Seminário da Contraf-CUT, ex-presidente falou que construção de um País melhor foi interrompida pelo golpe que é o processo de impeachment de Dilma

Heinrich Aikawa/Instituto Lula

Lula dá entrevista à rádio e garante que está com disposição para lutar

Diante de um auditório com mais de mil pessoas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou: “Provamos que é possível construir o Brasil que queremos. Nós quase concluímos o ‘Brasil que nós queremos’, mas tomamos esse golpe”.

A declaração foi dada na tarde desta sexta-feira (29), durante seminário Nacional do Sistema Financeiro e Sociedade, promovido pela Contraf-CUT, em São Paulo, que teve com tema “O Brasil que Queremos”, mesmo nome do livro que foi lançado pela entidade, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Na mesa de debates estavam presentes representantes de sindicatos, além do sociólogo Emir Sader, Vagner Freitas, presidente da CUT Nacional e a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello.

Campello falou sobre a redução da fome e a pobreza no Brasil. Durante os governos de Lula e Dilma, tanto o índice de miséria quanto o de pobreza caíram significativamente. Mesmo em meio à crise econômica de 2008/2009, a pobreza crônica caiu e passou de 8,2% (em 2003) a 1% (em 2015), segundo dados do Banco Mundial. “Temos que continuar sonhando, porque fizemos o que parecia impossível”, concluiu Tereza Campello.

Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

Golpe parlamentar

Lula iniciou seu discurso seguindo o tema do seminário e afirmou:  “Provamos que é possível construir o Brasil que queremos”.

Lula comentou o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, que qualificou como uma “vingança política” de um grupo de parlamentares liderados pelo deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

E pediu para as pessoas enviarem mensagens aos senadores cobrando que votem “não” ao impeachment: “Mandem mensagens para o senador do seu estado, pra ele ter vergonha e não dar golpe parlamentar”, disse.

“Não há momento mais vergonhoso na história do País. Essas pessoas que votaram pelo impeachment vão carregar para o resto da vida a história de terem votado por causa de uma vingança política”, afirmou, relembrando a votação do impeachment na Câmara dos Deputados.

Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

Medidas econômicas

O ex-presidente também falou das medidas tomadas durante seu governo para garantir crédito e bancarização da população mais pobre. “Em nenhum momento da história este país cresceu tanto quanto nos 13 anos de nosso governo”, afirmou. “Nunca o salário mínimo teve tantos aumentos consecutivos, para chegar a 74% de aumento real”, disse Lula.

Para ele, é preciso “colocar sempre o pobre no orçamento” para resolver o problema da pobreza no mundo.

“Para quem não tinha sequer o direito de entrar num banco, ter uma conta bancária significa muito. É dar um pouco de dignidade para o povo. Tenho orgulho de dizer que quem salvou esse País no momento da crise mais profunda foi o pobre, que deixou de ser problema e virou solução”, afirmou.

Da Redação da Agência PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast