Lula recebe apoio de líderes e movimentos latino-americanos

Os presidentes da Bolívia e da Venezuela, além de centrais sindicais da região, manifestaram solidariedade ao ex-presidente brasileiro

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu apoio e solidariedade de líderes e movimentos de trabalhadores da América Latina, nesta sexta-feira (4), em repúdio ao mandado de busca e apreensão e de condução coercitiva ocorrida dentro da 24ª fase da Operação Lava Jato.

A Central dos Trabalhadores da Argentina (CTA) lançou nota em que expressou seu “mais enérgico repúdio ao brutal assalto realizado por dezenas de policiais na casa do ex-presidente do Brasil”. “Lula foi, é e será um símbolo de luta e inclusão social. Denunciamos a campanha suja de setores conservadores e de grupos econômicos que utilizam o poder judicial e os conglomerados de comunicação para perseguir o ex-presidente Lula. Os mesmos que apoiaram a ditadura e todo tipo de desgoverno contra a soberania e a democracia, são agora os que querem manchar sua relevante figura para impossibilitar sua presença no cenário político nacional e internacional. Se mexem com um, mexem com todos”, afirmou a CTA.

Além da CTA, a Confederação Sindical Internacional (CSI), e a Confederação Sindical das Américas (CSA), junto com a Central Única dos Trabalhadores CUT), lançaram manifesto conjunto em defesa de Lula.

“Por termos confiança na exemplar trajetória de Lula e por sabermos que seus bens são completamente compatíveis com os seus rendimentos, levantamos nossa voz para que os golpistas nunca mais tenham vez”, destaca o abaixo assinado.

PRESIDENTES DA AMÉRICA LATINA

O presidente da Bolívia, Evo Morales, considerou a condução coercitiva de Lula como uma “lição do imperialismo”. “Quero expressar minha solidariedade ao companheiro Lula. Nossa saudação revolucionária, a luta continua”, afirmou em discurso para organizações sociais em Chapare, província da Bolívia.

Em sua conta oficial no Twiter, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se solidarizou com Lula, afirmando que ele sairá mais forte desse “ataque miserável”. “Lula, o caminho foi longo e não puderam com você. Desse ataque miserável sairás mais forte. A Venezuela te abraça”, escreveu.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast