Lula resgata história e retoma viagens pelo Brasil

A história de Lula se mistura com a história da democracia brasileira. Tendo suas bases no movimento sindical, ex-presidente sempre percorreu o país

Ricardo Stuckert

Ex-presidente Lula em Carpina

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia, no dia 17 de agosto, o projeto  Lula Pelo Brasil, quando percorrerá de ônibus uma série de cidades desde a Bahia até o Maranhão. Andar pelo país faz parte da história de Lula. Nas décadas de 70, 80 e 90, ele promoveu grandes viagens pelo Brasil para lutar pela democracia, pelos direitos trabalhistas e para conhecer de perto a realidade do povo brasileiro.

Nem mesmo quando chegou ao Palácio do Planalto Lula deixou de ficar perto do povo brasileiro.

Em 2003, o então presidente da República, anunciou a Caravana Social e levou 30 de seus 34 ministros para conhecer de perto a miséria e a fome de pessoas que viviam em cidades com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. O roteiro incluiu cidades da região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais; Brasília Teimosa, em Pernambuco; e o município piauiense de Guaribas.

Na década de 70, o então líder sindical percorreu o país na luta pelos direitos trabalhistas e pelo fortalecimento sindical, quando discursava para trabalhadores e ampliava sua liderança que teve como base o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista.

No início dos anos 80, Lula começou a viajar o país e o mundo para construir o Partido dos Trabalhadores. Entre 1980 e 1981, ele visitou mais de dez países, incluindo a Itália, onde se reuniu com o Papa João Paulo II, e com o líder sindical polonês Lech Walesa, que foi agraciado com o Nobel da Paz em 1983 e governou o país entre 1990 e 1995.

Caravanas da Cidadania

Entre 1993 e 1996, Lula percorreu 26 estados e 359 cidades com as Caravanas da Cidadania. Com início em Guaranhuns, cidade de onde Lula havia partido com a família aos sete anos para fugir da fome e da seca, a caravana deu vislumbre a problemas históricos e ignorados pelos governantes como conflitos de terra, entraves à produção agrícola, seca e miséria.

Lula e seus companheiros viajavam de ônibus e se hospedavam nas casas de amigos, conhecidos, moradores de comunidades.

Nesse período, Lula percorreu mais de 40 mil quilômetros conversando e abraçando um Brasil esquecido, o dos pobres e miseráveis. Toda essa experiência contribuiu para que o petista chegasse à Presidência e deixasse o legado mais importante da história: tirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU.

Assista ao vídeo que conta essa história que tanto contribuiu para a democracia e para mudar a cara do Brasil:

Há 24 anos, Lula iniciava uma importante jornada pelo interior do Brasil, para conversar com o povo e pensar um novo país. O ponto de partida da primeira das chamadas Caravanas da Cidadania seria a cidade de Garanhuns, de onde partiu com a família, aos sete anos de idade, para escapar da seca e da fome. De lá, Lula percorreria o longo caminho que o trouxe com sua mãe e irmãos para irem morar em uma favela na Baixada Santista, em São Paulo. Em 17 de agosto, o ex-presidente volta a percorrer o Nordeste, como fez tantas vezes antes e depois dessa caravana, indo desta vez de Salvador até São Luís do Maranhão. Quem tem história e compromisso com o Brasil não tira o pé da estrada.Vídeo: Rede TVT

Publicado por Lula em Terça-feira, 8 de agosto de 2017

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Da Redação da Agência PT de Notícias