Lula super-ministro é a melhor saída para o Brasil, diz Janine

Em publicação no Facebook, ex-ministro da Educação defende entrada do ex-presidente Lula no governo Dilma

Minha opinião sobre a melhor saída para o Brasil seria Lula ministro, na verdade super-ministro. É a única liderança capaz, hoje, de convencer os movimentos sociais, os pobres organizados ou não e a esquerda em geral da necessidade de medidas econômicas que não serão fáceis. (Imaginem o PMDB tentando fazer esse convencimento. Ou o PSDB etc etc).

E ele conta, ainda, com uma receptividade nos empresários que ninguém mais, à esquerda, tem. 

Qualquer outra solução – seja o impeachment/cassação, seja a derrota do impeachment/cassação – ficará, quando muito, pela metade. Haverá saídas que entusiasmem a esquerda, mas contarão com o descrédito dos investidores, e aí bye bye. Ou saídas que alegrem a direita, mas aí é favor precificar o descontentamento social e tudo o mais (os empresários me entenderão melhor do que alguns economistas, que jamais calculam o custo e impacto do descontentamento social). 


O momento de nomear Lula foi ruim? Foi, sim. Deu a muitos a impressão de que visava a blindá-lo contra o juiz. Por isso mesmo, publiquei aqui que desde agosto de 2015 seu nome era cogitado para o governo, na posição de destaque que teria de ser a sua. Qualquer jornalista bem informado saberia disso, mas nenhum publicou isso com a devida relevância. Contudo, de lá para cá, bem en passant, foi-se confirmando o que eu disse. Sempre en passant.


Mas não vejo solução melhor.

Minha opinião sobre a melhor saída para o Brasil seria Lula ministro, na verdade super-ministro. É a única liderança…

Publicado por Renato Janine Ribeiro em Domingo, 3 de abril de 2016

*Artigo inicialmente publicado no Facebook de Renato Janine Ribeiro

**Renato Janine Ribeiro é ex-ministro da Educação do governo Dilma

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast