Lula

Comissão Executiva / Presidente de Honra

Luiz Inácio Lula da Silva era um jovem operário quando os militares tomaram o poder no país, em 1964. Nos anos seguintes, trabalhando no coração da indústria brasileira, Lula iniciou seu aprendizado político pela ação sindical – numa época em que reivindicar salários e direitos podia dar em cadeia, tortura e morte. Liderando greves reprimidas pela ditadura, aprendeu que os trabalhadores precisavam também fazer política, ter seu próprio partido.

Desde a criação do PT, em 1980, a trajetória de Lula é bem conhecida. Construiu o maior partido de massas do país, disputou e perdeu três eleições presidenciais, desafiou o preconceito, os poderosos, os meios de comunicação, para tornar-se, em outubro de 2002, o primeiro trabalhador eleito presidente do Brasil, reeleito em 2006. Em oito anos de governo, provou que era possível mudar o destino do país.

  • Alexandre Padilha sobre Lula

    Alexandre Padilha: "Cada vez mais é o momento da gente dar uma grande demonstração de defesa do presidente Lula, estarmos juntos e defender a democracia". Para o vice-presidente do PT, a decisão arbitrária de confiscar os bens do ex-presidente mostra que Moro não tem provas contra Lula.

    Publicado por Partido dos Trabalhadores em Domingo, 23 de julho de 2017
    Para o vice-presidente do PT, decisão arbitrária de confiscar bens do ex-presidente mostra que Moro não tem provas para condená-lo
  • Discurso de Lula na Paulista

    "Lula, guerreiro, do povo brasileiro!". Foi assim que o povo recebeu o ex-presidente no grande ato desta quinta-feira (20), em São Paulo. E ele mandou um recado a todos brasileiros e a todas brasileiras: "o tempo que eu tiver vou dedicar a recuperar os direitos dos trabalhadores". Assista à integra da fala de Lula!

    Publicado por Partido dos Trabalhadores em Sexta, 21 de julho de 2017
    Ex-presidente Lula fala ao povo sobre seu comprometimento com luta pelos direitos dos trabalhadores durante ato em São Paulo no dia 20 de julho
  • Lindbergh Farias​ sobre Lula

    "Este é um golpe cotinuado. Tiraram a presidenta Dilma Rousseff dizendo que tudo ia melhorar. E eu pergunto: melhorou?" Assista ao vídeo do líder no PT no Senado Lindbergh Farias! Defender Lula é defender a democracia!

    Publicado por Partido dos Trabalhadores em Sexta, 21 de julho de 2017
    Senador fala como a defesa do Estado democrático de direito passa pela defesa de Lula e como o golpe aprofundou a crise no Brasil
  • Ato em defesa de Lula e da democracia

    O povo tomou a Avenida Paulista neste dia 20 de julho para deixar bem claro: estamos todos com Lula, Lula é a esperança do povo brasileiro! Veja como foi o ato que contou com a presença da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann; Vagner Freitas, da CUT Brasil; Lindbergh Farias; Alencar Santana Braga; Edson Carneiro Índio, da Intersindical Central da Classe Trabalhadora; Marianna Dias, da UNE - União Nacional dos Estudantes; Guilherme Boulos, do MTST - Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto; Luiz Marinho; Gilmar Mauro, do MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra; Marcio Macedo e outras milhares de pessoas.

    Publicado por Partido dos Trabalhadores em Sexta, 21 de julho de 2017
    Milhares de pessoas tomaram a Avenida Paulista neste dia 20 de julho para deixar bem claro: estamos com Lula, Lula é a esperança do povo brasileiro!