Luta em defesa da Petrobras também é luta do PT, diz Falcão

Falcão afirmou que há, atualmente, um “impeachment” cautelar contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Foto: EBC

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, reafirmou, em coletiva após reunião do Diretório Nacional da legenda, nesta sexta-feira (26), que a luta em defesa da Petrobras é uma luta, também, do partido.

“Somos favoráveis à manutenção integral da lei do pré-sal instituída no governo do presidente Lula. Não queremos nenhuma mudança. Vamos lutar com a nossa bancada, na Câmara, para que o que foi aprovado no senado não prospere”, explicou.

“A luta dos petroleiros em defesa da Petrobras é também uma luta do PT”, completou.

Falcão também afirmou que há, atualmente, um “impeachment” cautelar contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O que me preocupa mais é a democracia em risco. Isso não vai afetar só o PT, mas qualquer brasileiro. É preciso quebrar esse clima de intolerância, defender a democracia”, cobrou.

Durante a reunião, o PT aprovou um documento com propostas econômicas. Segundo Falcão, o texto visa dialogar com a sociedade e com o governo. “Essas propostas, inclusive, prevêem um debate amplo nos diretórios do PT, com a Frente Brasil Popular, para que essas propostas ganhem mais apoio”, explicou.

O presidente do partido reforçou, no entanto, que as propostas não são “ultimatos”. “Não estamos fixando prazo para o governo aceitar ou não”, disse.

“Achamos que há algumas medidas que precisam ser adotadas de imediato para reverter o quadro de dificuldades econômicas”.

Além disso, Rui Falcão voltou a criticar as investigações partidarizadas contra o PT. “Esse tipo de investigação e de avaliação me leva a crer que temos que tomar muita cautela todo tipo de informação que aparece assim”, avaliou.

Sobre o senador Delcídio do Amaral, Rui explicou que o partido definiu, durante a reunião, constituir uma comissão para avaliar o caso. O grupo deverá apresentar um relatório na próxima reunião do Diretório Nacional, com o direito de defesa mantido. No entanto, até a deliberação, Delcídio continuará suspenso.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias