Maceió: petista aposta no social para diminuir desigualdade

Pré-candidato pelo PT, Paulão acredita que Maceió pode se beneficiar da experiência de outras gestões petistas e se transformar em uma cidade melhor

Lula Marques

Lula Marques

Os desafios de gerir uma cidade com fortes contradições sociais e com umas das maiores concentrações de renda do País motivaram o deputado federal Paulão (PT-AL) a colocar a pré-candidatura à prefeitura de Maceió.

“Maceió é uma cidade bela, mas tem contradições muito fortes. Enquanto a orla marítima tem um IDH acima do índice da Dinamarca, a periferia tem abaixo de Bangladesh”, apontou.

Atualmente, a prefeitura da capital alagoana está sob comando do PSDB. Para Paulão, onde quer que os tucanos governem, a avaliação é sempre a mesma: “não há foco nas políticas sociais”.

Já o PT no governo, segundo o pré-candidato, tem mostrado prioridade nas políticas sociais, como educação, saúde, assistência social.

“O PT prioriza a população que mais precisa do Estado. E o PSDB não tem essa sintonia. Na realidade, o projeto deles é excludente, um projeto para uma minoria, é um projeto que não quer fazer uma transformação na perspectiva de se fazer uma inclusão da maioria dos brasileiros”, afirmou.

Paulão quer ser o primeiro prefeito do PT na capital alagoana porque ele acredita que as experiências exitosas do partido em outras capitais mostram como o modo petista de governar transforma as cidades e melhora a vida das pessoas.

“A experiência do PT no governo, com Lula e Dilma, foi trazida para algumas capitais onde o PT governou, a exemplo de Aracaju com Marcelo Deda, João Paulo no Recife, Fortaleza com Luizianne”, explicou o deputado.

Para ele, as políticas públicas, quando debatidas e decididas com a população por meio de instrumentos como o Orçamento Participativo, podem modificar a realidade da cidade.

“Eu cito o exemplo de Haddad em São Paulo, que está conseguindo fazer uma gestão importante, muitas vezes simples, mas colocando experiências importantes, humanizando a cidade. São políticas que são transformadoras. É por isso que eu acredito na importância e experiência do PT para Alagoas e para Maceió”, destacou.

Campanha com a militância coração valente
O período eleitoral reduzido e o fim do financiamento empresarial de campanha não são vistos como empecilhos pelo pré-candidato do PT à prefeitura de Maceió.

Para ele, será momento de resgatar “aquele PT da origem”. Para isso, Paulão deposita suas esperanças na força da militância petista.

“O trabalho nosso é resgatar uma realidade de quando o PT foi criado, um sonho, uma utopia, através da militância. Eu acredito na militância, acredito que há a possibilidade de você trabalhar um processo onde a militância se envolva, faça campanha, a gente consiga ter os vereadores e vereadoras fazendo núcleos de base, o processo interno do bom debate, na perspectiva de se ter uma campanha enxuta”, comentou.

Sua campanha será “pé no chão”. “Fazendo caminhadas, visitas na base, olho a olho, dialogando, ouvindo a população. É esse o método que a gente quer. Uma campanha pé no chão, priorizando a militância que com muito orgulho eu considero a militância mais forte no Brasil, com a militância coração valente que é a militância do PT”, ressaltou.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast