Maduro e Evo reforçam defesa de Lula durante Foro de São Paulo

Presidentes da Venezuela e da Bolívia defenderam liberdade do brasileiro durante seus discursos desta terça (17) no evento realizado em Cuba

Brasil247

Foro de São Paulo: presidentes saem em defesa de Lula

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Bolívia, Evo Morales, defenderam nesta terça (17) durante o 24º Foro de São Paulo, realizado desde o dia 15 de julho em Havana (Cuba), a liberdade imediata de Lula e seu direito de ser candidato. Antes, o ex-presidente de Cuba, Raul Castro, já havia dito que Lula é vítima de perseguição política

Tanto Maduro quanto Morales manifestaram irrestrita solidariedade ao ex-presidente brasileiro mantido como preso político em Curitiba há mais de 100 dias. Do Brasil estavam presentes delegações do PT, PCdoB, PSOL e PDT numa plenária com mais de 600 delegados que incluía representantes da América Latina , Europa, Ásia, África e América do Norte.

O presidente venezuelano fez discurso contundente: “Vemos com dor, mas não com resignação, o martírio de Lula, a perseguição a Lula, que está sendo escondido numa masmorra para impedir sua ação política, porque sabem que Lula livre ganhará a eleição presidencial no Brasil. Basta!”, clamou Maduro. Neste momento, a assembleia irrompeu aplausos em meio aos gritos de “Lula Livre”.

O mandatário venezuelano prosseguiu seu discurso ao dizer que “não há uma direita democrática na América Latina. Vejam o que fazem com Lula, o que fazem com Cristina Kirchner”.

Maduro elogiou também o papel dos líderes que estiveram à frente dos países da região nos últimos anos, com destaque especial para Lula. Na sequência condenou as ameaças dos EUA contra a Venezuela. “Somos alvo de uma guerra de caráter não convencional”, lamentou. Emocionado, lembrou que em dezembro próximo serão comemorados os 20 anos da primeira eleição de Hugo Chávez à Presidência da Venezuela.

Em seu discurso, o presidente da Bolívia, Evo Morales, lamentou: “Quanta falta nos fazem Fidel, Chávez e Lula!”. Dias antes, o líder boliviano já havia criticado  a atuação do Judiciário brasileiro em função das manobras para manter o ex-presidente preso mesmo após decisão legítima para libertá-lo.

“Um Tribunal de Porto Alegre aceitou o habeas corpus e determinou a liberdade de Lula, outro juiz quis mantê-lo na prisão, continuando a injustiça. Lula não está sozinho politicamente ou legalmente. Seu crime é ser um candidato vencedor”, afirmou Morales.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do Brasil247

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast