Mãe Beata de Iemonjá morre no Rio aos 86 anos

A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo divulga nota e lamenta a perda irreparável para a comunidade religiosa e política

ONG Criola

Mãe Beata de Iemmonjá

A líder religiosa Mãe Beata de Iemonjá morreu neste sábado (27), aos 86 anos, no Rio de Janeiro. Escritora, ialorixá, militante dos direitos humanos, Mãe Beata sempre atuou em defesa da igualdade racial, dos direitos da mulher e da tolerância religiosa.

Nascida na Bahia, mas radicada no Rio de Janeiro, Beatriz Moreira da Costa era presidente de honra da ONG Criola, uma organização formada por mulheres negras que atuam combatendo o racismo e a desigualdade de gêneros. Mãe Beata também era integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e conselheira do Projeto Ató Ire – Saúde dos Terreiros e também da Ong Viva Rio.

O Secretário Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores lamentou a passagem da líder religiosa. “Nossa companheira de décadas tornou-se referência dos povos cultuadores da matriz africana no Brasil e de todos aqueles que militam nos direitos humanos”, diz a nota assinada pelo presidente do núcleo Nelson Murilo Padilha.

Intelectuais, políticos, militantes dos direitos humanos fizeram homenagens a Mãe Beata.

Leia a íntegra da nota:

“A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores lamenta profundamente a passagem da líder religiosa Mãe Beata de Iemonjá, aos 86 anos, ocorrida neste sábado (27) no Rio de Janeiro.

Baiana de nascimento, Mãe Beata se destacou como porta-voz no combate ao racismo, à intolerância religiosa e ao sexismo. Natural de Cachoeira do Paraguaçu e radicada no Rio de Janeiro, nossa companheira de décadas tornou-se referência dos povos cultuadores da matriz africana no Brasil e de todos aqueles que militam nos direitos humanos.

Mãe Beata de Iemonjá foi Ialorixá do terreiro Ilê Omi Oju Aro classificado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio cultural em 2015. Ela também presidiu a organização de mulheres Criola e militou pelo Partido dos Trabalhadores.

A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo é solidária à família e amigos de Mãe Beata e confia na continuidade de seu importante trabalho político e religioso que conseguiu aglutinar as vertentes africanas no Brasil.

Nelson Murilo Padilha

Secretário Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores”

Da Redação da Agência PT de Notícias