Mais de 5 mil jovens se reúnem em festival da Contag

Objetivo do encontro é compartilhar informações da juventude e cobrar políticas públicas do governo

Sob o tema “Juventude na luta por terra, políticas públicas e sucessão rural na América Latina”, mais de cinco mil jovens dos 27 estados da Federação se reúnem, de segunda-feira (27) a sexta-feira (30), no 3º Festival da Juventude Rural, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). O encontro acontecerá Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, em Brasília, e ainda contará com a presença de 30 jovens de outros 10 países da América Latina.

O objetivo do encontro, segundo a Contag, é compartilhar informações, vivências e expectativas desses jovens, e cobrar das autoridades políticas públicas de inventivo à permanência no campo. Os jovens consolidarão as pautas redigidas durantes os festivais estaduais em uma única Carta Proposta com suas demandas.

A decisão de realizar um festival latino-americano foi tomada em outubro de 2013, durante o “Seminário Internacional da Juventude Rural”, em Brasília. O evento teve o apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Confederação Internacional de Produtores Familiares, Campesinos e Indígenas do Mercosul Ampliada (COPROFAM). Estiveram reunidos jovens dos países Equador, Bolívia, Peru, Chile, Paraguai, Argentina, Uruguai, México, Nicarágua e Brasil.

Agenda e transmissão – Durante o Festival, serão transmitidos ao vivo determinados momentos pelo portal da Contag. A presidenta Dilma Rousseff foi convidada para participar da abertura do Festival, mas a sua assessoria ainda não confirmou sua presença. Confira a agenda do evento.

27/04  transmissão a partir das 15h (Abertura Oficial com a presença de representantes do governo Federal para apresentar respostas à Carta Proposta da Juventude Rural)

28/04 – transmissão a partir das 8h (Conferência Juventude na Luta por Terra, políticas Públicas e Sucessão Rural na América Latina)

28/04 – transmissão a partir das 14h (Seminário Internacional “Desafios para Sucessão Rural na América Latina”)

29/04 – transmissão a partir das 19h ( Noite Cultural)