Mais Médicos revolucionou saúde em Araçuaí, interior de MG

Cidade por onde Lula passará em caravana recebeu cinco médicos pelo programa, levando o atendimento médico à zona rural do município de Minas Gerais

Roberto Stuckert Filho

Brasília - DF, 29/04/2016. Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de anúncio da prorrogação da permanência dos médicos brasileiros formados no exterior e estrangeiros no Programa Mais Médicos.

A chegada de cinco médicos no sistema de saúde pública mudou o acesso à saúde da população de Araçuaí. Localizada no norte de Minas Gerais, a cidade de 37 mil habitantes foi beneficiada pelo programa Mais Médicos, criado pela presidenta eleita Dilma Rousseff, em 2013.

São quatro médicos cubanos e um brasileiro que passaram a atender a zona rural do município, relata o prefeito da cidade Armando Paixão (PT). Araçuaí receberá a visita do ex-presidente Lula como parte da caravana Lula Pelo Brasil no Estado. A viagem de Lula começa no dia 23 de outubro e termina no dia 30, em Belo Horizonte.

Os médicos vivem no centro urbano da cidade e a prefeitura é responsável pelo deslocamento dos profissionais para os postos de atendimentos nas comunidades rurais. “Nós levamos o médico, a enfermeira e o técnico, cada dia numa zona diferente”, explica Paixão. São 70 comunidades rurais na cidade.

Segundo Paixão, a população está muito satisfeita com o atendimento, sobretudo pela formação humana que os médicos cubanos possuem. “Os médicos cubanos têm formação mais humana, mais próxima da população, escutam e acolhem mais as pessoas, dão um atendimento melhor”, explica. “O pessoal está maravilhado.”

Segundo o prefeito, se o paciente tiver algum problema de locomoção, os médicos prestam o atendimento na própria residência.

O programa não foi o único que beneficiou a cidade. Paixão lista as mudanças que a região viveu durante as gestões do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff. O Luz Para Todos, por exemplo, levou luz para as casas na zona rural que não tinham energia. Outro programa que ajudou as famílias camponesas foi o Minha Casa, Minha Vida, que levou casas de alvenaria para famílias que antes moravam em residências de pau a pique.

Além disso, mais de mil pessoas foram atendidas pelo Brasil Sorridente, de cuidado odontológico. Os pequenos produtores também tiveram o acesso ao crédito ampliado para investir na produção.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Máquinas permitiu a melhoria das estradas. “Encascalhamos os trechos piores, e nas regiões mais secas, fizemos represas para os animas e plantas”, diz. Também foram instaladas cisternas, já que a região sofre com a seca.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Minas Gerais, que acontece em outubro, é a segunda etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast