Manifestantes ocupam prédios ligados ao MinC contra o fim da pasta

Grupos ligados às artes ocuparam prédios da Funarte e Iphan, ligados ao extinto Ministério da Cultura, em ao menos dez capitais do país

Desde o último domingo (15) prédios públicos ligados à cultura, em especial sedes da Funarte, Iphan e sedes do MinC estão sendo ocupados por manifestantes contrários à extinção do Ministério da Cultura, incorporado à pasta de Educação no governo golpista de Michel Temer em diversas capitais brasileiras.

Em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG) foram ocupadas sedes da Funarte (Fundação Nacional de Artes). Em Curitiba (PR), Recife (PE), São Luis (MA), Fortaleza (CE), Natal (RN)Florianópolis (SC) os prédios ocupados foram do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); em Salvador (BA), a ocupação é na Fundação Palmares, no Pelourinho, onde funciona a representação regional do MinC.

Desde que o golpe em curso resultou no afastamento da presidenta eleita, Dilma Rousseff, artistas e profissionais ligados à cultura têm se posicionado de forma crítica e manifestado o compromisso com a resistência ao golpe. Na semana passada, grupos de artistas redigiram uma carta classificando a extinção do MinC como um atraso para o Brasil.

Rio Grande do Norte
Nesta quarta-feira (18) o prédio do Iphan/RN foi ocupado pelos artistas potiguares. Estava programada para acontecer  uma assembleia para definir como será a programação dos próximos dias de ocupação. Foram convocados todos os artistas da cidade para trazer suas agendas e atividades pra dentro do IPHAN, oficinas, ensaios abertos, mostra audiovisual e música.Florianópolis
Artistas de teatro, cinema, circenses, bailarinos, escritores, cantores, trabalhadores da cultura e agentes culturais se reuniram nesta quarta-feira (18) em frente ao Iphan/SC, que fica na Praça dos Bombeiros, em Florianópolis.

Foto: Tamara Bonilha e Migue Silva

Ocupa MinC SC Foto: Tamara Bonilha e Migue Silva

São Paulo
Na tarde desta terça (17), manifestantes contrários à extinção do Ministério da Cultura e ao golpe ocuparam a sede da Fundação Nacional de Artes (Funarte) em São Paulo. Os artistas e apoiadores das artes pretendem permanecer acampados no prédio na capital paulista e desenvolver programação de debates e apresentações culturais.

Rio de Janeiro
Em ato para marcar posição contra o governo golpista de Michel Temer e a decisão de extinguir o Ministério da Cultura (MinC), manifestantes ocuparam nesta segunda-feira (16) a sede da Fundação Nacional de Artes (Funarte) no Rio de Janeiro, com gritos de “Fora Temer” e “O MinC é nosso”. O Palácio Capanema, onde a Funarte está sediada na cidade, foi ocupado por artistas, produtores e agentes do setor cultural para dizer que não reconhecem o governo golpista de Temer e demonstrar que o fim do MinC é um grande retrocesso. Veja como foi a ocupação do Palácio Capanema, sede da Funarte no Rio de Janeiro:

Nesta quarta-feira (18) houve apresentação de artistas como os cantores Otto e Arnaldo Antunes, para uma plateia lotada.

Salvador
Por volta das 11 da manhã de terça-feira (17), a representação regional da Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura foi ocupada por artistas, movimentos sociais, estudantis e coletivos que atuam na luta contra gentrificação do Centro Histórico de Salvador, onde o prédio fica localizado. Falaram o músico e maestro da Orquestra Rumpilezz Leitieres Leite e a liderança da cultura do subúrbio Ana Valeska: “Hoje essa ocupação é de ordem política. Ela vem na perspectiva de colocar-se diante e afrontando todo esse tipo de ingerência que vem na perspectiva de nos aniquilar, nos anular, de tirar da gente o que a nossa diversidade enquanto povo, enquanto cultura brasileira.” A Ocupação ocorreu de forma pacífica. Organizada pelos profissionais da cultura, produtores, artistas e gestores. A permanência no local é por tempo indeterminado.

Recife
Na tarde de terça-feira (17), o Recife somou-se à mobilização nacional de ações contra o golpe e ocupou o prédio do iPhan – sede do extinto Ministério da Cultura em Pernambuco.

Ocupa Minc PE

Belo Horizonte
A sede mineira da Funarte foi o primeiro prédio a ser ocupado. Na noite deste domingo (15), artistas iniciaram um ato na sede da instituição vinculada ao Ministério da Cultura. Sem data para terminar, serão realizadas diariamente reuniões, assembleias e atividades culturais, criando no espaço uma articulação cultural.

Da Agência PT de Notícias, com informações da “Folha de S. Paulo“, Midia Ninja e Jornalistas Livres