Manifesto: Pela Reconstrução do PT

É necessário rearmar o PT com plataforma de emergência, liberta das contradições destes 13 anos; solução está na retomada dos compromissos históricos

Tribuna de Debates do PT

SUBMETEMOS OS SEGUINTES PONTOS A UM DIÁLOGO ITINERANTE PELO PAÍS:

– O  golpe do impeachment criou uma situação de emergência para o povo brasileiro.

– Os petistas, muitos trabalhadores e amplos setores populares se perguntam: COMO CHEGAMOS A ISSO?

– O golpe expôs as contradições dos 13 anos de governo que também contribuiu para levar a essa derrota.

– O imperialismo, materializado nas instituições de dominação, no Brasil como no resto do mundo, aperta o cerco: hoje mesmo vemos na América Latina a ofensiva contra a Venezuela.

– NÓS REIVINDICAMOS AS CONQUISTAS do povo no último período, de emprego e salário, os programas sociais e o novo marco regulatório do Pré-sal.

– A política do PT NO GOVERNO ADAPTOU-SE ÀS INSTITUIÇÕES submetidas ao capital financeiro, à ditadura do superávit primário e à certas ‘alianças’ com inimigos – esta é a raiz da conciliação nestes 13 anos.

– Agora, a solução está na RETOMADA DOS COMPROMISSOS HISTÓRICOS no terreno da defesa do PT, atacado de todos os lados, ameaçado de “extinção” no TSE, inclusive com o companheiro Lula indiciado no STF.

– A CONSTITUINTE ERA E SEGUE SENDO O MEIO de superar as instituições corruptas, inclusive o Judiciário, para avançarmos com reformas populares.

– O Judiciário, não questionado desde a Ação Penal 470 (“mensalão”), se revelou instrumento chave do golpe.

– É necessário rearmar o PT com uma plataforma de emergência, liberta das contradições destes 13 anos.

– O PT devia tê-lo feito no Congresso (junho 2015), como propunha o Manifesto de 400 sindicalistas petistas da CUT.

– FORA TEMER, NENHUM DIREITO A MENOS, hoje, esta é a questão central.

– Neste momento, a CUT discute um movimento de greve geral por Nenhum Direito a Menos. O PT deve se engajar nesse movimento.

– Fora Temer deve significar também a ruptura com políticas dos governos federais de ACORDO NACIONAL COM O PMDB, para uma verdadeira plataforma popular

– Fora Temer na campanha eleitoral municipal, significa nenhum acordo com golpistas no 1O TURNO e 2º TURNO.

– Defendemos alianças com PCdoB e PSOL, além dos setores populares de partidos como PDT e PSB, e personalidades e lideranças anti-golpistas, com plataforma de medidas populares (transporte, saúde, educação, moradia, creches, servidores).

– Reconstruir o PT, começa com o FIM DO PED, modelo decalcado das instituições do sistema político corrupto, ao qual o PT se adaptou, e é fator de degeneração do partido.

– CONVOCAMOS um circuito de Atos nos estados de discussão do Manifesto pela Reconstrução do PT. Compareça!

[Desde a publicação destes 17 Pontos, forma realizados atos e debates do Diálogo Itinerante em Fortaleza, Recife, Brasília, Rio, Curitiba, Maceió, BH, Porto Alegre e Florianópolis, além de Santos, Limoeiro do Norte, Niterói e outras cidades e também alguns bairros de SP; outros Diálogos estão marcados ainda este ano]

João Felício, dirigente da CUT; Misa Boito, membro DR-SP; Markus Sokol, dirigente do PT; e Luiz Eduardo Greenhalgh, fundador do PT, para a Tribuna de Debates do VI Congresso. Saiba como participar.

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Dirigente petista tem pedido de anistia indeferido em portaria de Damares Direitos Humanos

Mais notícias

PT Cast