Maranhão realiza Congresso Intermunicipal da Juventude do PT

O evento, que reuniu mais de 400 jovens da região para discutir as pautas de interesse do segmento, é etapa preparatória para o 3º Congresso Nacional da Juventude do PT

Dez cidades do Maranhão realizaram, no sábado (15), o Congresso Intermunicipal da Juventude do PT. O evento aconteceu em Pedreiras (MA) e reuniu mais de 400 jovens da região para discutir as pautas de interesse do segmento.

A etapa intermunicipal é preparatória para o 3º Congresso Nacional da Juventude do PT (3º ConJPT). O secretário estadual de juventude do PT no Maranhão, Paulo Romão, explica que na parte da manhã aconteceram os debates políticos.

“Debatemos o tema do 3º Congresso da Juventude do PT, que é o extermínio da juventude negra, mas dentro da ótica das drogas e o papel do esporte, da cultura e da religião no enfrentamento a essas questões”, destaca.

Para Romão, o PT é o partido que discute as questões da juventude brasileira e o Congresso da Juventude tem o objetivo de convocar os movimentos próprios da juventude para entrar ainda mais no Partido.

“O PT precisa se aproximar e incorporar ainda mais as pautas de juventude e precisamos chamar esses jovens que têm aproximação ao PT e que já se organizam fora do Partido para entrarem e fazerem parte”, afirma.

Na parte da tarde, jovens dos mais diversos movimentos culturais tomaram conta da Praça do Jardim, em Pedreiras. Skatistas, movimento cristão, roqueiros, dos esportes radicais, galera da dança como Free Step e batalha de Bboys.

“Foi o momento para as apresentações culturais, para mostrar o talento dos nossos jovens”, conta Romão.

Participaram do Congresso Intermunicipal jovens das cidades de Pedreiras, Trizidela do Vale, Igarapé Grande, Poção de Pedras, Joselândia, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Lima Campos, Bernardo do Mearim e Esperantinópolis.

Conferência Nacional de Juventude – Romão conta que os jovens reunidos aproveitaram a ocasião para fazer uma Etapa Livre da Conferência Nacional de Juventude.

“Tiramos três propostas que vamos levar para a Conferência Nacional: Implantação de uma Casa da Juventude em Pedreiras; um campus da Universidade Federal na cidade; e a Praça da Juventude”, explica o secretário estadual de juventude do PT no Maranhão.

A 3ª Conferência Nacional de Juventude é um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer para o Brasil. É um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude.

O objetivo da 3ª Conferência é atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito. As propostas e resoluções da etapa nacional servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude.

O Congresso Intermunicipal e a etapa Livre da Conferência Nacional da Juventude foram realizados em parceria com as pastorais da juventude de Pedreiras e de Trizidela do Vale, o Conselho Municipal de Juventude de Pedreiras e contou com o apoio das Secretarias Municipais de Juventude de Pedreiras e Trizidela do Vale.

“A realização do Congresso Intermunicipal só foi possível devido ao apoio e comprometimento do presidente do PT de Pedreiras, Rogério do PT, assim como o apoio do deputado estadual do PT, Zé Inácio”, destaca Romão.

Da Redação da Agência PT de Notícias